Governo convoca “mamaço” para promover aleitamento materno

Palestras, rodas de conversa e exposição de artes visuais

Neste sábado (17), das 15h às 18h, mães e bebês se reúnem no Salão Nobre do Palácio da Instrução para um “mamaço”. Essa é mais uma das ações previstas no Agosto Dourado, campanha das secretarias de Estado de Saúde e de Cultura que visa à promoção do aleitamento materno em Mato Grosso.

O “mamaço” é realizado com base na Lei Estadual nº 10.394 de 2016, a qual permite o aleitamento materno em locais públicos.

Durante a ação, acontecerão diversas atividades como Rodas de Conversa, que discutirão o empoderamento de mães e pais no processo de amamentação, a dança circular, a pintura de barriga, as orientações para gestantes e lactantes; também estarão disponíveis algumas práticas integrativas complementares em saúde, tais como aromoterapia, massagem relaxante e auriculoterapia. Todas as atividades são gratuitas.

Além disso, haverá a exposição “Arte de Amamentar”, montada sob a curadoria do artista Ferraz Ronei. A exposição estará excepcionalmente aberta à população no próximo sábado, das 13h às 18 horas. A programação cultural reúne dezenove artistas de Mato Grosso e suas obras sobre a temática da amamentação, que revelam esculturas, pinturas em tela, fotografias e instalações.

A ação é realizada juntamente ao Super Mães – um grupo de apoio às gestantes, púerperas e mães, que defende o parto respeitoso, a amamentação e a criação não violenta –, em parceria com o Instituto Cuiabá de Educação e Cultura (ICEC) e a Spazio. Para mais informações sobre o grupo, acesse o Facebook @supermaescuiaba.

(Com assessoria)