Cidades

Governo atrasa pagamentos de auxílios a alunos; UFMT prevê repasse nesta segunda-feira

1 minuto de leitura
Governo atrasa pagamentos de auxílios a alunos; UFMT prevê repasse nesta segunda-feira
(Foto: Ednilson Aguiar / O Livre)

Alunos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que dependem de bolsas e auxílios pagos pelo governo federal devem receber o benefício referente ao mês de abril nesta segunda-feira (22). A afirmação é das Pró-Reitorias de Assistência Estudantil (Prae) e Administrativa (Proad) da instituição.

No início desta semana, a UFMT publicou um comunicado sobre a questão orçamentária e financeira, situação que teria causado atraso no pagamento das bolsas e auxílios ao alunos assistidos pela Prae.

“Atualmente o governo federal está fazendo o contingenciamento de recursos do Prae, ou seja, não está liberando todo o dinheiro prometido para o mês. A previsão é que esse recurso contingenciado seja liberado ao longo do ano, mas, enquanto isso não acontece, temos dificuldades para transferir todos os auxílios para os estudantes”, comentou a situação a Pró-reitora de Assistência Estudantil, professora Erivã Garcia Velasco, no  I Encontro Fonaprace da Regional Centro-Oeste.

Os alunos que dependem do auxílio permanência, moradia ou alimentação oferecido pela universidade, se queixaram da situação. A maioria usa o dinheiro, R$400 por mês, para bancar despesas como aluguel e comida.

Durante o recesso de Páscoa, a universidade providenciou marmitas aos alunos auxiliados, uma vez que o Restaurante Universitário estava fechado também pela falta do repasses. Conforme alunos ouvidos pelo LIVRE, a situação de atraso tem se arrastado desde o início desse ano.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes