O governo de Mato Grosso assinou nesta segunda-feira (20) o contrato para a construção da ferrovia estadual Vicente Vuolo com a empresa Rumo. O projeto de serviço é estimado em R$ 11,2 bilhões, valor que inclui a instalação de trilhos no percurso de Rondonópolis, Cuiabá e Lucas do Rio Verde.
As obras vão iniciar no segundo semestre de 2022 e serão realizadas em etapas. A primeira estenderá os trilhos até Cuiaba e tem estimava de conclusão em 2025. A segunda etapa está planejada para iniciar no mesmo ano, com o traçado até a Lucas. A entrega final deverá ocorrer até 2028.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) tem prazo de seis meses para analisar os documentos de intervenção ambiental. Ao fim, a empresa outorgada terá mais seis para iniciar os serviços.
A Rumo foi a única empresa a apresentar projeto para a construção da ferrovia. Ela será responsável pela obra e receberá o direito de exploração de serviços de transporte de carga e passageiros por 45 anos.
“Esse projeto terá menor impacto ambiental, se comparado a rodovias, e ligará Mato Grosso ao principal mercado industrial do país, no Sudeste. E isso vai acontecer com forte impacto na competitivamente porque a ferrovia vai competir com o transporte pelas estradas. A tendência é que o custo do transporte abaixe depois que ela passar a funcionar”, disse o governador Mauro Mendes.
O valor do contrato assinado hoje pelo grupo é quase o dobro do que era estimado há dois anos. O CEO da Rumo, João Alberto Abreu, diz que a revisão está atrelada às correções de preços de materiais rolantes.
O governo de Mato Grosso estima que 25 municípios serão impactos pela obra da ferrovia, gerando cerca de 230 mil empregos formais.