Governo anuncia calendário dos Jogos Escolares da Juventude

Competição, que mobiliza mais de 10 mil atletas, terá o total de 14 etapas, sendo 11 regionais e três estaduais

O Governo do Estado anunciou nesta sexta-feira (15.06) o calendário dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ). O evento, que mobiliza mais de 10 mil atletas mato-grossenses, terá o total de 14 etapas, sendo 11 regionais e três estaduais.

Serão sedes das etapas regionais as cidades de: Querência, Cáceres, Juruena, Sinop, Paranaíta, Nobres, Jauru, Jaciara, Pedra Preta, Matupá, São Félix do Araguaia, Água Boa e Barra do Garças. A primeira etapa será a Região Leste já na próxima semana, entre os dias 19 a 24 de junho, em Querência (a 945 km da Capital).

Promovido pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer (Sael-MT), em parceria com os municípios, o JEJ reúne estudantes atletas de 12 a 17 anos de idade, organizados em dois grupos, a categoria A, para jovens de 15 a 17 anos de idade, e a categoria B, para alunos de 12 a 14 anos.

Ao todo a competição conta com 14 modalidades esportivas, sendo quatro coletivas (basquetebol, voleibol, handebol e futsal) e dez individuais (atletismo, xadrez, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, ciclismo, wrestling, judô, ginástica rítmica e badminton).

“Os Jogos Escolares da Juventude geram uma série de benefícios. Desde a formação, a inclusão social de jovens em vulnerabilidade, a redução de custos com os sistemas de saúde e segurança pública, o fomento da economia e o incentivo à qualidade de vida das pessoas. Os benefícios atingem praticamente todos os setores”, avalia a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Marioneide Kliemaschewsk.

O secretário adjunto de Esporte e Lazer, Franz Corrêa, ressalta que o evento envolve escolas, públicas e privadas, de aproximadamente 110 municípios do estado.

“O JEJ fomenta a prática do esporte na escola, possibilita a identificação de talentos na unidade escolar, contribui para o desenvolvimento integral do aluno, estimula o exercício da cidadania e cria a base para o futuro do esporte de alto rendimento”, enfatiza.

Após a conclusão das etapas regionais e estaduais, os campeões das categorias (A e B), de todas as modalidades e de ambos os gêneros (masculino e feminino), avançam para a etapa nacional, que é gerida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em parceria com governos estaduais, com novo formato para 2018. Mais informações sobre a fase nacional podem ser obtidas no site do COB.

Histórico

A primeira edição dos Jogos Escolares (fase nacional) foi realizada em 1969, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. Naquela época, o evento era denominado de Jogos Estudantis Brasileiros (JEBs).

Já a primeira edição dos Jogos Estudantis Mato-grossenses ocorreu em 1973, na cidade de Cuiabá, quando o estado ainda não era dividido em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Etapas Regionais

Querência (Leste) – 19 a 24/06

Cáceres (Oeste) – 26/06 a 01/07

Juruena (Noroeste) – 03 a 08/07

Sinop (Norte) – 14 a 19/07

Paranaíta (Norte – Categoria B) – 17 a 22/07

Nobres (Médio Norte) – 20 a 25/07

Jauru (Sudoeste) – 24 a 29/07

Jaciara (Sul/Sudeste – Categoria B) – 28/07 a 02/08

Pedra Preta (Sul/Sudeste – Categoria A) – 03 a 08/08

Matupá (Norte – Categoria A) – 03 a 08/08

São Félix do Araguaia (Nordeste) – 03 a 08/08

Etapas Estaduais

Água Boa (Modalidades Coletivas – Categoria B) – 13 a 19/08

Barra do Garças (Modalidades Coletivas – Categoria A) – 20 a 26/08

A definir (Modalidades Individuais – Categorias A e B) – 29/08 a 02/09

 

Com Assessoria 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorTécnica de enfermagem de Tapurah ganha promoção e vai para Rússia assistir aos jogos da Copa
Próximo artigoMais dedicação aos grampos

O LIVRE ADS