Cidades

Governo aluga hotel em Cuiabá para hospedar profissionais da saúde infectados

Mas o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo disse que nenhuma vaga foi ocupada ainda

3 minutos de leitura
Governo aluga hotel em Cuiabá para hospedar profissionais da saúde infectados
Secretário disse que o primeiro contrato foi firmado com o Hotel Fazenda Mato Grosso (Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Em live realizada na manhã desta quarta-feira (22), o secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, disse à imprensa que profissionais da saúde infectados terão vagas disponíveis em pelo menos um hotel.

“Já alugamos um hotel, porque as estatísticas mostraram que há um grande número de profissionais que acabam sendo infectados ao longo da epidemia, no processo de atendimento nos hospitais”.

Ele declarou que há vários casos em Mato Grosso. “Basta ver o número de profissionais já afastados nos centros que têm volume de pessoas infectadas”, atestou.

Segundo levantamento da equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde realizado nesta quarta-feira (22), há 20 profissionais vinculados à SES, que testaram positivo para a covid-19.

Mas Gilberto ressaltou que ainda não há nenhum servidor hospedado no hotel.

“Nem sequer chegamos no pico, mas já temos número substancial de profissionais infectados. Com esse profissional infectado no ambiente de trabalho, a volta delepoderia representar infecção dentro da família”.

Segundo o secretário da Saúde, serão dois hotéis. Um para a quarentena, onde o profissional terá acompanhamento médico e monitoramento, desde que não precise ser hospitalizado.

Para atender estes profissionais, o Governo de Mato Grosso fez contrato com o Hotel Fazenda Mato Grosso. São 50 apartamentos disponíveis e o valor da locação é de R$ 200 mil.

“Mas apenas para os que demandarem, já que eles também podem optar por realizar quarentena na sua casa, com toda segurança, mas se não tiver, o hotel está disponível para atendê-los”.

Um segundo hotel deve ser locado para atender aqueles profissionais que têm infectados dentro de casa.

“Ainda não contratamos este, vai ser por demanda”. Vai ser direcionado para o profissional que, se for para casa, pode vir a ser infectado e infectar os demais profissionais.

Leitos de enfermaria e UTIs

Segundo o secretário, Mato Grosso tem hoje 181 casos da doença confirmados. Ao longo da situação de pandemia, seis pessoas morreram.

Gilberto disse que noticiário nacional disse que há deficiência de leitos em Mato Grosso, mas retrucou. “Temos um total de 478 leitos disponíveis. De UTI, 95 e 383 de enfermaria, não há o que se discutir sobre falta de leitos, pelo contrário, há número robusto, caso tenhamos agravamento da epidemia no Estado e crescimento em níveis substanciais”.

Durante a live ele também atualizou o número de casos, cujo cenário até o momento, se mantém, sem nenhum caso novo confirmado.

Confira número de pacientes por município e qualificação de casos:

Cuiabá (96), Rondonópolis (24), Sinop (13), Várzea Grande (9), Tangará da Serra (5), São José dos Quatro Marcos (4), Primavera do Leste (4), Cáceres (4), Barra do Garças (3), Aripuanã (2), Vila Bela da Santíssima Trindade (1), União do Sul (1), Pontes e Lacerda (1), Nova Mutum (1), Nova Monte Verde (1), Mirassol D’Oeste (1), Lucas do Rio Verde (1), Lambari D’Oeste (1), Ipiranga do Norte (1), Conquista D’oeste (1) Canarana (1), Campo Novo do Parecis (1), Alta Floresta (1) e residentes de outros Estados (4).

A média de idade dos pacientes infectados é de 44,6 anos e 40% deles é do sexo masculino e 60% do feminino.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes