Governadores brasileiros tentam diálogo com Joe Biden sobre o clima

Carta assinada pelo governador Mauro Mendes e outros 21 gestores com área na Floresta Amazônica busca conciliação sobre o assunto

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

Governadores brasileiros tentam abrir diálogo paralelo com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre o clima, às vésperas da Cúpula do Clima de Paris. Uma carta foi endereçada ao democrata com pontuações sobre os caminhos que 22 gestores acreditam ser viáveis para o desenvolvimento da economia com sustentabilidade. 

O governador Mauro Mendes é um dos signatários. O debate de Mato Grosso com os Estados Unidos sobre o assunto teve início já logo na posse do presidente norte-americano, quando Biden subiu tom na cobrança por medidas ambientais e Mendes viu necessidade de responder à crítica.   

O ponto específico era a produção do agronegócio, setor que projeta Mato Grosso com destaque no cenário internacional e que entrou no radar das políticas de Biden. Na carta divulgada nessa terça-feira (13) o tom é de conciliação. 

Os governadores saem em defesa do Acordo de Paris como parte de uma posição “consciente da emergência climática global”. Os gestores se dizem dispostos a colaborar “em passos práticos” como representantes governamentais da maior parte da Floresta Amazônica. 

“Celebrando a decisão do seu governo em fortalecer a agenda ambiental internacional e o Acordo de Paris, expressamos nossa intenção de implementar ações conjuntas, propondo a cooperação entre os Estados Unidos e os governos estaduais brasileiros, responsáveis pela maior parte da Floresta Amazônica, a mais extensa floresta tropical do mundo, e de outros biomas que, somados, abrigam a mais ampla biodiversidade já registrada, e que são capazes de regular ciclos hídricos e de carbono em escala planetária”, diz trecho. 

A Cúpula de Paris está programada para ocorrer nos dias 22 e 23 de abril. Nela, Joe Biden deverá falar de forma mais detalhada sobre suas políticas para a condução da polêmica ambiental. O embaixador norte-americano, Todd Chapman, participou esta semana, a pedido de Biden, de uma reunião com indígenas brasileiros. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorSuspeito de matar ex-companheira a facadas é preso dentro de cemitério
Próximo artigoCovid-19: Hospitais privados trabalham com estoque para cinco dias