Negócios

Governadores brasileiros tentam diálogo com Joe Biden sobre o clima

Carta assinada pelo governador Mauro Mendes e outros 21 gestores com área na Floresta Amazônica busca conciliação sobre o assunto

2 minutos de leitura
Governadores brasileiros tentam diálogo com Joe Biden sobre o clima
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

Governadores brasileiros tentam abrir diálogo paralelo com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre o clima, às vésperas da Cúpula do Clima de Paris. Uma carta foi endereçada ao democrata com pontuações sobre os caminhos que 22 gestores acreditam ser viáveis para o desenvolvimento da economia com sustentabilidade. 

O governador Mauro Mendes é um dos signatários. O debate de Mato Grosso com os Estados Unidos sobre o assunto teve início já logo na posse do presidente norte-americano, quando Biden subiu tom na cobrança por medidas ambientais e Mendes viu necessidade de responder à crítica.   

O ponto específico era a produção do agronegócio, setor que projeta Mato Grosso com destaque no cenário internacional e que entrou no radar das políticas de Biden. Na carta divulgada nessa terça-feira (13) o tom é de conciliação. 

Os governadores saem em defesa do Acordo de Paris como parte de uma posição “consciente da emergência climática global”. Os gestores se dizem dispostos a colaborar “em passos práticos” como representantes governamentais da maior parte da Floresta Amazônica. 

“Celebrando a decisão do seu governo em fortalecer a agenda ambiental internacional e o Acordo de Paris, expressamos nossa intenção de implementar ações conjuntas, propondo a cooperação entre os Estados Unidos e os governos estaduais brasileiros, responsáveis pela maior parte da Floresta Amazônica, a mais extensa floresta tropical do mundo, e de outros biomas que, somados, abrigam a mais ampla biodiversidade já registrada, e que são capazes de regular ciclos hídricos e de carbono em escala planetária”, diz trecho. 

A Cúpula de Paris está programada para ocorrer nos dias 22 e 23 de abril. Nela, Joe Biden deverá falar de forma mais detalhada sobre suas políticas para a condução da polêmica ambiental. O embaixador norte-americano, Todd Chapman, participou esta semana, a pedido de Biden, de uma reunião com indígenas brasileiros. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes