Governador diz que todos acima dos 18 anos tomarão 1º dose até o fim de agosto

Segundo Mauro Mendes, PNI avançou nas últimas semanas e várias cidades já alcançaram a última faixa etária

O governador Mauro Mendes (DEM) disse nessa sexta-feira (20) que todas as pessoas acima de 18 anos em Mato Grosso tomarão a primeira dose de vacina contra covid-19 até o fim de agosto. 

Segundo Mendes, a projeção foi baseada no “avanço” do Plano Nacional de Imunização (PNI) das últimas semanas. Contudo, ele não especificou o período nem se Mato Grosso passou a receber mais doses do Ministério da Saúde.  

“Eu falo muito com os prefeitos. Têm muitas cidades que já estão vacinando pessoas com 18 anos. Algumas [cidades] estão atrasadas porque estão estocando vacina”, afirmou ele em entrevista ao programa Conexão Poder. 

Na quinta-feira (19), Mato Grosso recebeu 94.480 doses vacina. A quantia chegou em dois lotes no mesmo dia, ainda como doses para a imunização dos grupos prioritários. 

Na semana anterior (9-15), Mato Grosso recebeu 339.770 doses. Elas chegaram em cinco lotes: no dia 9 (71.170), dia 11 (33.800), no dia 13 (67.060) e no dia 13 (84.720), e no dia 15 (83.020). Os dados estão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Saúde (SES). 

Andamento dos municípios 

Há algumas semanas, o governo do Estado havia dito que iria retirar da lista de distribuição de vacinas os municípios que estivem com média de eficácia abaixo de 70%. Ontem, Mauro Mendes afirmou que ainda existem prefeitos “estocando” doses e outros estariam procurando a SES para receber mais doses. 

“Tem prefeito que já estava fazendo busca ativa, batendo na porta para ver se consegue terminar de vacinar. Já está estabilizando e acredito que até o fim do mês todos os municípios de Mato Grosso vão estar com a população de 18 anos para cima com a primeira dose já tomada”, disse. 

Conforme o Vacinômetro SUS, alimentado pelo Ministério da Saúde, Mato Grosso já aplicou 2.525.839 doses até sexta-feira (20). São 1.803.088 primeira dose, 634.734 segunda dose e 88.017 dose única. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorOperação da Polícia resulta na prisão de 10 pessoas em 6 municípios de MT
Próximo artigoAlcolumbre irá travar na CCJ a votação do nome de André Mendonça ao STF