Gestão do tempo: reveja suas prioridades, seja mais produtivo e aproveite melhor a vida

O brasileiro gasta muito tempo em redes sociais e ainda é um dos mais improdutivos do mundo

O tempo é um dos bens mais valiosos. É perecível e impossível de ser recuperado. O que passou, passou.

Apesar de implacável, se souber onde empregá-lo, pode ser o maior aliado. Segundo a executiva Erika Linhares, especializada em soft skills, é preciso usar o tempo no que realmente é importante e saber investi-lo da forma correta, sem desperdício.

De acordo com Linhares, muitas pessoas acabam gastando um tempo enorme mexendo, por exemplo, em coisas irrelevantes nas redes sociais.

O Brasil é o segundo país no mundo onde as pessoas passam mais tempo nas redes. A média do ano de 2019 foi de 225 minutos. As Filipinas, em primeiro lugar, tiveram a média de 241 minutos, enquanto no Japão a média foi de apenas 45 minutos.

Será que estamos aproveitando o tempo de forma útil?

Caso esteja se vendo em conflito na utilização do seu tempo, veja as dicas fundamentais de Erika Linhares, que irão ajudar na melhoria da gestão.

Seja produtivo

Redes sociais são vilãs da produtividade no Brasil porque as pessoas perdem muito tempo vendo o irrelevante (Pixabay)

De acordo com estudo do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, de 1981 a 2018, ou seja, no período de 30 anos, a produtividade no Brasil avançou apenas 0,4%, dado que mostra que o país é um dos menos produtivos do mundo.

Faça de tudo para não estar nessa estatística. Não veja o tempo passar na sua frente. O importante é se mexer, ser útil, não ficar parado. Quando não nos sentimos úteis, não ficamos satisfeitos nem felizes com nós mesmos.

Cultive a sanidade mental

De nada adianta ter dinheiro se não tiver saúde. Portanto, cuide de si mesmo. Durma bem, faça atividade física, se alimente bem e tente meditar. Não fique parado.

Meditação é considerada uma prática ideal para se manter a saúde mental

Um outro estudo da Leeds Metropolitan University mostrou que os benefícios do exercício físico ajudam não só a ter um corpo saudável, mas também aumentam a produtividade no trabalho.

Os pesquisadores descobriram que, nos dias em que os profissionais fizeram aquela visita à academia, a performance no trabalho também aumentou. Eles disseram se sentir mais efetivos, ter melhores interações com os colegas e, o mais importante, ainda mais satisfeitos ao final do dia de trabalho.

Cuide dos relacionamentos pessoais

Somos seres sociais e precisamos uns dos outros. Vivemos em sociedade e precisamos nutrir laços. Ninguém faz nada sozinho. Segundo pesquisa publicada pela Universidade de Oxford, dançar, cantar e trabalhar em equipe são atividades que melhoram, por meio de um aumento nas endorfinas, a união social e tolerância a dores.

Não se distraia com coisas que não são relevantes

Evite distrações com atividades que não farão com que você se sinta satisfeito e feliz no fim do dia. Muitas pessoas reclamam que não têm tempo para nada, mas, na verdade, tempo é prioridade.

Será que não é possível reservar apenas 20 minutinhos do dia para fazer alguma atividade física? Segundo cientistas do Departamento de Saúde de Taiwan, é possível reduzir em 14% a incidência de todos os tipos de doenças não genéticas associadas com o sedentarismo fazendo exercícios apenas por 15 minutos por dia. Repense se não consegue mesmo e não se distraia com o que não te faz feliz.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorLive do Agro
Próximo artigoConheça as profissões de alguns artistas antes da fama