Gata de Cuiabá é o primeiro animal de estimação com covid-19 no Brasil

Contágio foi diagnosticado em exame PCR e a transmissão teria ocorrido pelos donos do bichano

(Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

Uma gata de Cuiabá é o primeiro animal de estimação a testar positivo para a covid-19 no Brasil. O contágio foi confirmado em exame PCR e, conforme a médica veterinária responsável, a contração ocorreu pelos donos. 

O possível contágio por outros animais também está sendo investigado. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pelo jornal O Globo. O bichano com alguns meses de vida foi testado em exame no hospital veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

 Ao jornal, a pesquisadora Valéria Dutra explicou que a hipótese de transmissão pelos donos é a mais provável, porque a gata teve contato com os donos durante o período de isolamento deles. 

As informações sobre a infecção de animais pelo novo coronavírus ainda são escassas. Há menos de 20 casos de cães e gatos comprovadamente infectados no mundo e relatados em literatura científica. 

Em laboratório, na China, mostrou-se ser possível que gatos transmitam a doença para outros felinos. Mas não se sabe se podem transmitir para seres humanos e sequer se o contágio entre felinos é fácil. A suposição é de que não seja. (Com informações d’O Globo)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorJovem é preso por manter relações sexuais com criança de 11 anos
Próximo artigoCrianças, escolas e a covid-19