CidadesCuiabá

Gata de Cuiabá é o primeiro animal de estimação com covid-19 no Brasil

Foto de Reinaldo Fernandes
Reinaldo Fernandes

Uma gata de Cuiabá é o primeiro animal de estimação a testar positivo para a covid-19 no Brasil. O contágio foi confirmado em exame PCR e, conforme a médica veterinária responsável, a contração ocorreu pelos donos. 

O possível contágio por outros animais também está sendo investigado. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pelo jornal O Globo. O bichano com alguns meses de vida foi testado em exame no hospital veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

 Ao jornal, a pesquisadora Valéria Dutra explicou que a hipótese de transmissão pelos donos é a mais provável, porque a gata teve contato com os donos durante o período de isolamento deles. 

As informações sobre a infecção de animais pelo novo coronavírus ainda são escassas. Há menos de 20 casos de cães e gatos comprovadamente infectados no mundo e relatados em literatura científica. 

Em laboratório, na China, mostrou-se ser possível que gatos transmitam a doença para outros felinos. Mas não se sabe se podem transmitir para seres humanos e sequer se o contágio entre felinos é fácil. A suposição é de que não seja. (Com informações d’O Globo)

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Esportes

Setasc divulga sorteados para camarote exclusivo no jogo do Cuiabá contra o Botafogo-SP

Ação do Programa SER Família Inclusivo garante conforto e acessibilidade para torcedores autistas e seus acompanhantes na Arena Pantanal
Geral

Festival da Pamonha atrai público e esgota produção na zona rural de Cuiabá

Evento impulsiona economia local e reforça turismo interno com alta procura por produtos à base de milho
Política

Flávio abre espaço para aliados fora do PL em Mato Grosso

Senador diz que todos os apoios serão necessários, mesmo fora do PL
Geral

Cuiabá registra 7 casos de meningite em 2026 e reforça vacinação em 72 unidades

Com dois óbitos confirmados na Capital, Secretaria de Saúde convoca pais e adolescentes para o ‘Dia D’ de imunização neste sábado (25)
22 de abril de 2026 17:36