Garis, motoristas e grávidas começam a ser vacinados nesta semana em Cuiabá

Prefeitura anunciou hoje a ampliação dos grupos prioritários, com destaque para a inclusão de grávidas, que receberão doses da Pfizer

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

Grávidas, garis, motoristas de transporte coletivo e pessoas com síndrome de Down começam a ser vacinados esta semana em Cuiabá como integrantes de grupos prioritários para a covid-10. Eles vão ser imunizados com doses das vacinas AstraZeneca e Pfizer.  

O plano foi anunciado nesta segunda-feira (3) pela Prefeitura de Cuiabá. Conforme o prefeito Emanuel Pinheiro, o critério para a seleção é a maior vulnerabilidade dessas pessoas ao contágio pelo novo coronavírus. 

O primeiro grupo é composto por 2,2 mil pessoas: trabalhadores ligados aos serviços públicos, como motoristas de ônibus, limpadores de rua, garis e catadores. A vacinação será realizada nos locais de trabalho de cada pessoa. 

“O cronograma, com data e dia de vacinação de categoria, vai ser divulgado ao longo desta semana. Mas está definido que a vacinação será realizada no local de trabalho de cada um”, disse a secretária Municipal de Saúde, Ozenira Félix. 

Vacinados com a americana Pfizer

O segundo grupo é composto por grávidas, pessoas com comorbidades e portadores de síndrome de Down. Ainda não há contagem de quantas pessoas compõem esse grupo.  Mas elas vão ser imunizadas com doses do primeiro lote da vacina norte-americana da Pfizer 

A secretária Ozenira disse que Cuiabá deve receber cerca de 7,9 mil doses dessa vacina na quarta-feira (5). 

“Hoje de manhã foi atualizada a quantidade que Mato Grosso vai receber da Pfizer e confirmado que as doses vão ficar em Cuiabá, por causa das necessidades de armazenamento”, disse. 

A especificidade do imunizante, que deve ser guardado a -70ºC, também exigirá a abertura de um plano de vacinação paralelo, somente com alguns postos de vacinação. A Secretária de Saúde informou que o plano será divulgado em breve. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCom 32%, Bolsonaro lidera disputa presidencial em São Paulo
Próximo artigoCorpo de casal desaparecido é encontrado carbonizado às margens de rodovia