Judiciário

Gaeco prende prefeito suspeito de receber propina de plantões médicos

A apreensão de uma agenda com a "contabilidade" do que era pago fez o empresário contratado confessar o crime

2 minutos de leitura
Gaeco prende prefeito suspeito de receber propina de plantões médicos
Imagem ilustrativa (Foto: Freepik)

Agnaldo Rodrigues de Carvalho, prefeito de Rondolândia (1.070 km de Cuiabá) foi preso na manhã desta quarta-feira (30) sob suspeita de corrupção. Ele teria recebido propina para celebrar um contrato com a empresa F.M. da S. Santos, que presta serviços de plantão médico no município.

Além do prefeito, a ex-secretária de Saúde, Katia Monteiro, é investigada. O caso é apurado pelo Ministério Público de Mato Grosso.

De acordo com as investigações, o empresário Nélio de Matos Júnior estaria pagando aos médicos vinculados à empresa um valor menor do que o previsto no contrato e a diferença era repassada ao prefeito e à ex-secretária.

Em agosto, durante cumprimento de mandados de busca e apreensão, foi encontrada com Nélio uma agenda com a “contabilidade” da propina paga, assim como comprovante de depósito.

O dinheiro seria repassado a terceiros indicados pelo prefeito e pela ex-secretária.

Agnaldo Rodrigues de Carvalho, prefeito de Rondolândia (Foto: Reprodução)

Segundo o delegado Rodrigo Azem, depois da apreensão, o empresário resolveu confessar o esquema criminoso.

“Ele não teve como negar que pagava a propina desde o início do contrato”, afirmou.

Quando os mandados de busca e apreensão foram cumpridos, ainda de acordo com o delegado, o prefeito fugiu da cidade. Na casa dele foram apreendidos, não apenas documentos, mas também armas e munições irregulares.

Agnaldo Rodrigues de Carvalho foi preso preventivamente. A intenção, conforme descrito na ordem judicial, é evitar que novos crimes sejam cometidos e que as investigações sejam atrapalhadas.

O inquérito policial deve ser encerrado com o interrogatório do prefeito e de outras pessoas suspeitas de estarem envolvidas no esquema. Depois disso, dentro de 15 dias, uma denúncia criminal deve ser apresentada perante o Tribunal de Justiça.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes