Fumantes são os mais vulneráveis ao novo coronavírus, afirma especialista

O hábito de levar as mãos à boca constantemente e as complicações de saúde causadas pelo cigarro são os motivos

Fumando
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Quem já vinha pensando em parar de fumar, desde o surgimento do novo coronavírus, ganhou mais um motivo. Segundo o pneumologista Clóvis Botelho, que atua em Cuiabá, os fumantes são provavelmente as pessoas que vão desenvolver a forma mais grave da covid-19, assim como estão mais expostos à doença.

“O fumante já é um paciente inflamado. Ele tem uma inflamação crônica nas vias aéreas e, por isso, quando ele pega qualquer tipo de doença, inclusive as virais, ele vai ter mais sintomas, vai ser mais grave”, ele afirma.

O maior risco de exposição, conforme o médico, é por conta do hábito de levar as mãos ao rosto constantemente. Toda vez que coloca o cigarro na boca, o fumante está mais próximo de contrair o coronavírus.

E quem usa o narguilé não está muito longe dessa realidade. Botelho destaca que – além do óbvio: não se deve compartilhar a piteira – soltar a fumaça no ambiente também aumenta os riscos de contaminação.

Se a pessoa que faz isso tem o vírus, as demais – mesmo que não tenham fumado – passam a ficar expostas.

LEIA TAMBÉM

Dia Mundial Sem Tabaco

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o tabaco fumado, em qualquer uma das suas formas, é responsável por até 90% de todos os cânceres de pulmão.

Além de ser fator para o desenvolvimento de doenças respiratórias crônicas, como asma, e doenças pulmonares obstrutivas, como bronquite e enfisema.

No Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado neste domingo (31), o pneumologista Clóvis Botelho lembra: muitos conseguem parar por conta própria, mas você não precisa fazer isso sozinho.

“Se eu tenho uma dependência eu devo procurar um médico, um profissional da saúde para tratar o tabagismo. Existem métodos de tratamentos”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPolícia prende dupla de mulheres após uma série de roubos em um único dia
Próximo artigoNasa e SpaceX mandaram dois homens ao espaço; mas por que isso é tão importante?

O LIVRE ADS