Brasil

Fumaça do Pantanal deve atingir Sul e Sudeste do Brasil

A previsão é que a fumaça chegue em São Paulo nesta sexta-feira, causando um efeito chamado de "chuva preta"

2 minutos de leitura
Fumaça do Pantanal deve atingir Sul e Sudeste do Brasil
(Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)

A fumaça das queimadas no Pantanal não oferece risco apenas aos moradores de Mato Grosso e dos Estados do Centro Oeste do Brasil. Uma frente fria nas regiões Sul e Sudeste está deslocando a poluição dos incêndios florestais para essas regiões.

Imagens de satélite identificaram a movimentação da fumaça, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é que a fumaça chegue em São Paulo na sexta-feira (18).

No Sudeste a previsão é de chuva, criando condição para que a água limpe a atmosfera e cause o evento chamado de “chuva preta”.

LEIA TAMBÉM

Em boa parte do país, entretanto, a situação é outra. Por causa da baixa umidade do ar, o alerta foi emitido para Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Tocantins, com bandeira laranja.

Também entram no alerta – de forma mais moderada – a região do semi-árido, agreste e sertão do Nordeste, além da parte norte de Mato Grosso do Sul e no Rio de Janeiro.

Queimadas

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil já registrou este ano 139.316 focos de queimadas, sendo 48.186 apenas em setembro e 5.342 nas últimas 48 horas.

Na divisão por Estado, o Inpe indica atividade fortíssima de queimadas em setembro em Mato Grosso e no Pará, com mais de 7 mil focos no período em cada Estado.

Amazonas, Tocantins e Maranhão registraram mais de 3 mil focos cada até o dia 16 de setembro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes