Cidades

Frio “fora de época” fecha balneários em Chapada e causa prejuízo

2 minutos de leitura
Frio “fora de época” fecha balneários em Chapada e causa prejuízo

As oscilações climáticas registradas nas últimas semanas em Mato Grosso têm feito comerciantes e empresários da região Chapada dos Guimarães ficarem no prejuízo.

Neste final de semana, cuja previsão de frio se confirmou – a temperatura mínima chegou aos 11° C –, teve até quem optasse por não abrir as portas.

Segundo José Martins, proprietário do Balneário 7 Jotas – um dos estabelecimentos que não funcionou neste fim de semana – a decisão foi parte de uma estratégia para, pelo menos, reduzir as despesas.

“Ninguém vai para beira de rio no frio. Cuiabano nem abre a janela. Não tem cliente”, ele explica.

Mudanças?

José percebeu que, desde 2018, o clima não é mais o mesmo na região de Cuiabá e Chapada dos Guimarães. Enquanto no ano passado choveu mais e antes do previsto – de acordo com o período de estiagem –, neste ano, o frio veio mais tarde.

A percepção do dono de pousada é confirmada pelos dados do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

De acordo com a meteorologista Dalvete Cruz, no ano passado, em maio e junho ocorreram as temperaturas mais baixas. Além disso, houve registro de chuva em julho e agosto.

Já em 2019, as temperaturas mais baixas estão concentradas em julho e agosto e não chove desde maio (veja o quadro).

Fim de semana

José Martins diz que o mais difícil para seu negócio neste ano tem sido a mudança de clima nos finais de semana. Ele trabalha com reservas antecipadas e os pedidos por alterações de datas têm sido constantes.

“No começo da semana está sol e calor. O pessoal quer comprar, mas eu já sei qual é a previsão do fim de semana e aviso: não adianta comprar antecipado porque vai estar frio”, ele diz.

E para esta semana, o CPTEC confirma a tese de José. Para a região de Cuiabá, a previsão é de que a temperatura aumente no meio da semana – as máximas serão na quarta, quinta e sexta (35°C  e 36°) – e volte a cair no sábado e domingo, quando as mínimas serão 18°C e 20°C.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes