Fraude no Enade

Fantástico divulgou denúncia de alunos sobre fraudes em exame

Foto: Divulgação

Três faculdades de Cuiabá e Várzea Grande, a Faculdade Cuiabá (Fauc), a Cândido Rondon (FCR) e a Desembargador Sávio Brandão (FAUSB), foram destaque nacional neste domingo (16), quando o Fantástico, da Rede Globo, expôs um suposto sistema de fraudes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Conforme a reportagem, as três instituições tinham uma mesma diretora, que teria determinado aos professores que interrompessem as aulas para dar uma espécie de “intensivão” para o exame, um mês antes de sua aplicação. A denúncia foi feita por um estudante ao Inep, e confirmada à reportagem por outros alunos.

O Enade serve para avaliar o desempenho das instituições de ensino superior. A nota é composta por uma série de requisitos, sendo que a maior parte dela, 55%, depende de uma prova feita por estudantes que já tenham cumprido 80% do curso. Caso as notas finais sejam baixas, as faculdades entram em situação de risco, tendo que ser submetidas à uma série de medidas que podem levar, inclusive, ao seu fechamento.

Para evitar as notas baixas, a diretora teria antecipado a colação de grau de um número considerável de alunos, para garantir que apenas os melhores fizessem o Enade de 2018. Além disso, os alunos que eram submetidos à prova também deveriam responder um questionário disponibilizado pelo Inep.

Contudo, a direção das faculdades obrigaria o preenchimento dos questionários dentro das instituições e ainda é acusada de intimidar os alunos para darem respostas satisfatórias.

O Inep informou que já investiga o caso.

Confira a reportagem aqui.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anterior40% dos presos no Brasil são presumidamente inocentes, diz ministro que soltou Temer
Próximo artigoLadrões invadem fazenda de Eraí Maggi e roubam carreta e defensivos

O LIVRE ADS