Política

Fragmentado, PSDB é assediado pelos quatro principais candidatos ao Senado

Partido sido procurado para compor alianças, mas terá dificuldades para definir apoio por causa das vertentes internas opostas

2 minutos de leitura
Fragmentado, PSDB é assediado pelos quatro principais candidatos ao Senado
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

O PSDB em Mato Grosso virou partido de sustentação nas negociações dos candidatos que encabeçam pré-candidaturas ao Senado. Segundo o presidente diretório, deputado estadual Carlos Avallone, a sigla está em franca conversa com os quatros nomes em destaque – Wellington Fagundes (PL), Neri Geller (PP), Natasha Slhessarenko e Antônio Galvan (PTB). 

“Eu estou satisfeito neste momento, porque o PSDB estava fora das discussões e agora entrou para a discussão [de composição de alianças]. As pessoas estão me procurando, estão procurando membros do partido interessados em ter o PSDB ao lado das várias candidaturas ao Senado”, disse. 

O caminho foi aberto pela proposta do presidente do PSB, deputado estadual Max Russi, com oferta da primeira suplência da médica Natasha Slhessarenko ao ex-deputado federal Nilson Leitão. Ainda não foi dada uma resposta, mas, segundo Avallone, o partido não encerrou a negociação. 

Leitão também aparece como nome de elo entre o agronegócio e os pré-candidatos do PT. Ele estaria nas conversas de aproximação da esquerda, por exemplo, aos empresários Blairo e Eraí Maggi. Nessa alternativa, contudo, o PSDB tem menos espaço cavar um representante como suplente ao Senado. 

Segundo Avallone, as conversas mais recentes foram iniciadas pelo senador Wellington Fagundes, no partido do presidente Jair Bolsonaro, e pelo produtor rural Antônio Galvan, que se coloca numa ala de “bolsonaristas raízes”, em contraposição aos pré-candidatos do PL. 

“O negócio está meio estranho. Veja bem: a Natasha está na chapa com PT [com Geraldo Alckim (PSB) como pré-candidato a vice de Lula], mas aqui o PT tem resistência a ela como candidata ao Senado. O Neri apoia o Mauro [Mendes], mas fechou com ele”, afirmou. 

O PSDB em Mato Grosso fragmentou junto com a desistência do ex-governador de São Paulo, João Dória, da candidatura à Presidência. A cisão mostrou as várias linhas que os membros do partido tendem a seguir e são elas que estão em disputa pelos pré-candidatos ao Senado. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes