Negócios

FPA busca soluções para esgotamento de recursos de política agrícola em 2019

3 minutos de leitura
FPA busca soluções para esgotamento de recursos de política agrícola em 2019
Foto: Agência FPA

Em reunião nesta terça-feira (6), parlamentares da Frente Parlamentar da Agropecuária demonstraram preocupação com a escassez de recursos para política agrícola em 2019. O volume voltado para a agricultura, tanto no Plano Safra quanto no Orçamento Federal para o próximo ano, teve diminuição expressiva, segundo a presidente da FPA, deputada Tereza Cristina (DEM/MS).

A Política Agrícola engloba investimentos em custeio e comercialização por meio da garantia de crédito aos produtores rurais, além de outros incentivos como seguro rural, aportes para gestão de crise, agroenergia, abastecimento e Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP).

[featured_paragraph]“Há uma falta já eminente de recursos destinados à agricultura, sejam eles para crédito e seguro rural ou para garantia de renda, fomento e comercialização do setor agrícola. É uma situação alarmante que prejudica a segurança e a competitividade da produção agropecuária brasileira ”, enfatizou a presidente.[/featured_paragraph]

Para o vice-presidente da FPA, deputado Alceu Moreira (MDB/RS), urge a necessidade de um plano plurianual para a política agrícola no Brasil. “A agricultura precisa de previsibilidade e uma política integrada. Não se faz planejamento sem segurança a longo prazo. Estamos tapando buracos. O setor agropecuário, ao mesmo tempo que carrega a economia do país nas costas, não tem suporte adequado por parte do governo. A produção de alimentos e insumos está comprometida”, defendeu Moreira.

Foto: Assessoria

O deputado Adilton Sachetti (PRB/MT), vice-presidente da FPA na Região Centro-Oeste, afirmou que a falta de recursos demonstra um endividamento e descapitalização do setor agropecuário brasileiro. “Esse cenário para a próxima safra só demonstra que o setor não está bem. Não há investimentos assegurados ao setor que levou o país nas costas durante a crise econômica”, afirmou Sachetti.

Novo Congresso

Deputados eleitos para a legislatura 2019-2022 também estiveram presentes na reunião da FPA desta terça-feira (6). É o caso de Alexandre Frota (PSL/SP), José Carlos Schiavinato (PP/PR) e Zé Mário (DEM/GO). Os futuros parlamentares parabenizaram a FPA pela atuação legislativa em questões essenciais ao desenvolvimento do país e reiteraram a importância do setor produtivo no crescimento econômico do país.

Em sua fala, o deputado eleito Alexandre Frota afirmou que vem para colaborar na construção de um Brasil melhor e espera que a renovação legislativa do Congresso Nacional possa contribuir para isso. Para Schiavinato, debater políticas para o agronegócio brasileiro é sempre uma necessidade. “Temos a missão árdua de representar milhares de agricultores e produtores rurais em prol do desenvolvimento da agropecuária e do país”, destacou o deputado eleito pelo PP.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes