Fórum Internacional do Pantanal reúne autoridades de 3 países

Secretário da Casa Civil, Rogério Gallo, defende a construção de marcos regulatórios internacionais para o bioma

(Foto: Assessoria)

Representantes de três países se reuniram manhã desta segunda-feira (6) na abertura do Fórum Internacional do Pantanal (FIT), em Cuiabá, para discutir a retomada econômica do setor de Turismo, bem como a preservação do bioma Pantanal, que interliga Brasil, Bolívia e Paraguai.

“Para as araras não existe fronteira de países, elas voam por aí. E nós, como seres humanos, temos a obrigação de preservar a natureza”, disse o cônsul da Bolívia, David Perez Rapu.

O mote da crítica foi o incêndio de grandes proporções que aconteceram no Pantanal brasileiro, em 2020 e 2021. Os episódios acumularam os prejuízos para o turismo num cenário já afetado pela paralisação da economia, em decorrência da pandemia.

LEIA TAMBÉM

A situação é assunto de uma mesa redonda que abre a programação do fórum. A hipótese levantada pelo secretário da Casa Civil, Rogério Gallo, é a criação de marcos regulatórios internacionais entre os países integrados pela área.

(Foto: Reprodução/Gustavo Ourique/Fecomércio-MT)

O secretário de Meio Ambiente de Goiás, Fabrício Muniz, diz que a falta de leis de proteção e incentivo ao turismo é um dos pontos fracos do Brasil. “O turismo merece maior atenção dos legisladores brasileiros. É uma atividade que representa 9,2% do PIB (Produto Interno Bruto)”, comentou.

Ele criticou ainda as dificuldades da aviação civil brasileira para oferecer voos com roteiro turismo. O secretário afirmou que parte do problema se deve à concentração das habilitações do serviço no governo federal.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMorbius retorna aos cinemas americanos para fracassar (de novo) nas bilheterias
Próximo artigoVídeo: jovens passeiam com jibóia em shopping de Cuiabá