Política

Fórum Internacional do Pantanal reúne autoridades de 3 países

Secretário da Casa Civil, Rogério Gallo, defende a construção de marcos regulatórios internacionais para o bioma

2 minutos de leitura
Fórum Internacional do Pantanal reúne autoridades de 3 países
(Foto: Assessoria)

Representantes de três países se reuniram manhã desta segunda-feira (6) na abertura do Fórum Internacional do Pantanal (FIT), em Cuiabá, para discutir a retomada econômica do setor de Turismo, bem como a preservação do bioma Pantanal, que interliga Brasil, Bolívia e Paraguai.

“Para as araras não existe fronteira de países, elas voam por aí. E nós, como seres humanos, temos a obrigação de preservar a natureza”, disse o cônsul da Bolívia, David Perez Rapu.

O mote da crítica foi o incêndio de grandes proporções que aconteceram no Pantanal brasileiro, em 2020 e 2021. Os episódios acumularam os prejuízos para o turismo num cenário já afetado pela paralisação da economia, em decorrência da pandemia.

LEIA TAMBÉM

A situação é assunto de uma mesa redonda que abre a programação do fórum. A hipótese levantada pelo secretário da Casa Civil, Rogério Gallo, é a criação de marcos regulatórios internacionais entre os países integrados pela área.

(Foto: Reprodução/Gustavo Ourique/Fecomércio-MT)

O secretário de Meio Ambiente de Goiás, Fabrício Muniz, diz que a falta de leis de proteção e incentivo ao turismo é um dos pontos fracos do Brasil. “O turismo merece maior atenção dos legisladores brasileiros. É uma atividade que representa 9,2% do PIB (Produto Interno Bruto)”, comentou.

Ele criticou ainda as dificuldades da aviação civil brasileira para oferecer voos com roteiro turismo. O secretário afirmou que parte do problema se deve à concentração das habilitações do serviço no governo federal.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes