Cidades

Foliões encerram Carnaval na Praça da Mandioca em Cuiabá

2 minutos de leitura
Foliões encerram Carnaval na Praça da Mandioca em Cuiabá

O Carnaval mais democrático de Cuiabá aconteceu na Praça da Mandioca, onde crianças, foliões alternativos e “Drag Queens” brincaram fantasiados no último dia da festa popular.

Nessa terça (13), os blocos “Vem Oyá Jejé”, Bloco da Mandioca, “Imprensando o Bebum” e Divas Cuiabanas concentraram-se na praça Santos Dumont no final da tarde e percorreram as ruas do Centro Histórico de Cuiabá finalizando a diversão na tradicional Praça da Mandioca.

Em seu primeiro ano de desfile, o bloco Divas Cuiabanas iniciou com 150 integrantes. “A ideia de criar o bloco surgiu numa festa chamada Cassino Dory Shop que homenageava a primeira geração de Drags na década de 70 e 80”, comentaram os fundadores do grupo José Augusto Barbosa e Jorge Ferreira “Catumba”.

Algums moradores mais antigos do reduto ainda tentam se acostumar ao estilo dos jovens de brincar o carnaval, como é o caso de João Cerqueira, 66 anos. “Há 30 anos nós ouvíamos marchinhas. Hoje se escuta Funk e outros gêneros musicais. Mesmo assim o carnaval da Mandioca continua saudável”, comentou.

A folia que começou com grupo de moradores e já foi considerada uma das maiores festas de rua do Centro-Oeste, é realizada há 25 anos e ganhou força com os comerciantes da região que fomentam até hoje a antiga festa, que neste ano recebeu entre 6 e 8 mil foliões por noite, segundo dados da organização do evento.

O produtor cultural e um dos organizadores, Adilson de Souza Jr. “Xuxa”, lembrou que o apoio dos governos foi imprescindível para a realização dos festejos. “A prefeitura forneceu palco, som e banheiros químicos. O governo do Estado nos deu apoio institucional. Mas um dos grandes patrocinadores do evento este ano foi a Ambev, investindo cerca de R$18 mi”, comentou.

Outro incentivo foi a premiação para as crianças que se fantasiaram. As cinco mais criativas ganharam o valor de R$100 cada em vale compras de material escolar. “É um valor simbólico, apenas para fazer a garotada participar e entrar no clima de carnaval”, explicou Xuxa.

O LIVRE acompanhou a descida dos blocos. Confira os cliques!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes