Principal

Fogo já consumiu 5 mil hectares do parque Ricardo Franco

1 minuto de leitura
Fogo já consumiu 5 mil hectares do parque Ricardo Franco

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso encontram-se, desde sexta-feira (4), tentando apagar um incêndio que já consumiu pelo menos 5 mil hectares do Parque Estadual da Serra de Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade.

De acordo com o tenente-coronel Paulo Barroso, comandante do Batalhão de Emergência Ambiental do Corpo de Bombeiros, as causas do incêndio, que teve início na quinta-feira (3), ainda são desconhecidas. Desde o início dos trabalhos, já foram lançados mais de 40 mil litros de água, contudo, o fogo ainda não foi controlado.

Segundo Barroso, neste tipo de terreno, de relevo acidentado e com pouquíssimas estradas de acesso, é essencial o emprego de aeronaves e tropa terrestre.

Ao todo são 18 bombeiros envolvidos no combate e duas aeronaves: um avião Air Trator do Grupo de Aviação Bombeiro Militar, que lança 3,1 mil de água, e um helicóptero do CiOpAer, que está apoiando os Bombeiros desde domingo (6), no transporte das equipes para o combate ao fogo.

Voluntários que integram o grupo SOS Ricardo Franco, criado para pressionar a Assembleia Legislativa a não reduzir a área de proteção do Parque, denunciam a falta de uma brigada de incêndio efetiva na região, o que, segundo eles, poderia ter auxiliado na contenção do incêndio logo no início. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes