Cidades

Fogo já consumiu 185 mil hectares do Pantanal mato-grossense

Área é equivalente a mais da metade de todo território de Cuiabá

1 minuto de leitura
Fogo já consumiu 185 mil hectares do Pantanal mato-grossense
(Foto: Jeferson Prado)

Até esta terça-feira (11), 185 mil hectares do Pantanal mato-grossense foram queimados, uma área equivalente a mais da metade de todo o território de Cuiabá.

O fogo se concentra nos municípios de Poconé e Barão de Melgaço, ambos a cerca de 100 quilômetros da Capital, onde a fumaça – com menos intensidade que nos primeiros dias da queimada – ainda é percebida no céu.

Os dados são do Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (CIMAN-MT) que aponta ainda: cerca de 1,3 milhão de litros de água já foram utilizados no combate ao fogo. Uma operação que reúne 100 pessoas, que seguem no trabalho.

LEIA TAMBÉM

Os focos começaram a ser registrados no dia 21 de julho, na região da Transpantaneira, em Poconé. O fogo já atingiu fazendas e as regiões sudoeste e sudeste do Hostel Sesc Porto Cercado.

Em uma das propriedades, o combate é feito diretamente nos focos de incêndio. A área é um local de criação e preservação das araras-azul.

Os focos de calor no bioma tiveram aumento de 530% e já são os piores números em 22 anos. A estiagem e a falta de chuva mesmo no tempo da cheia são apontados como motivo para a alta nos incêndios.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes