Fogo já consumiu 185 mil hectares do Pantanal mato-grossense

Área é equivalente a mais da metade de todo território de Cuiabá

(Foto: Jeferson Prado)

Até esta terça-feira (11), 185 mil hectares do Pantanal mato-grossense foram queimados, uma área equivalente a mais da metade de todo o território de Cuiabá.

O fogo se concentra nos municípios de Poconé e Barão de Melgaço, ambos a cerca de 100 quilômetros da Capital, onde a fumaça – com menos intensidade que nos primeiros dias da queimada – ainda é percebida no céu.

Os dados são do Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (CIMAN-MT) que aponta ainda: cerca de 1,3 milhão de litros de água já foram utilizados no combate ao fogo. Uma operação que reúne 100 pessoas, que seguem no trabalho.

LEIA TAMBÉM

Os focos começaram a ser registrados no dia 21 de julho, na região da Transpantaneira, em Poconé. O fogo já atingiu fazendas e as regiões sudoeste e sudeste do Hostel Sesc Porto Cercado.

Em uma das propriedades, o combate é feito diretamente nos focos de incêndio. A área é um local de criação e preservação das araras-azul.

Os focos de calor no bioma tiveram aumento de 530% e já são os piores números em 22 anos. A estiagem e a falta de chuva mesmo no tempo da cheia são apontados como motivo para a alta nos incêndios.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorGeólogo descobre que tem cargo em sindicato do qual nem é sócio
Próximo artigoResultado da licitação do Hospital Julio Muller sai nesta quinta-feira (13)