Cidades

Fogo que consumiu 100 hectares é controlado e parque reabre dia 28

2 minutos de leitura
Fogo que consumiu 100 hectares é controlado e parque reabre dia 28
A força-tarefa reuniu 30 pessoas entre brigadistas da instituição, Corpo de Bombeiros Militar, Exército Brasileiro e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) / Foto Sesc

O fogo que consumiu cerca de 100 hectares no Parque Sesc Serra Azul, em Rosário Oeste, região de Nobres, está controlado. O incêndio atingiu a unidade de conservação que faz parte do Sesc Pantanal desde o dia 5. O fogo foi controlado neste domingo (08/09).

A força-tarefa reuniu 30 pessoas entre brigadistas da instituição, Corpo de Bombeiros Militar, Exército Brasileiro e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). O parque será reaberto para visitação no dia 28 de setembro.

De acordo com o gerente do Parque Sesc Serra Azul, Marcus Kramm, mesmo após o controle, o monitoramento continuará por até 72h. “Ainda há troncos em brasa, que podem ser responsáveis por novos princípios de incêndio. Por isso, nossa equipe de brigadistas está em alerta na ação contínua de prevenção. O trabalho, a partir de agora, também é para recuperar o que foi destruído e retomar as atividades turísticas do parque”, destaca. Em 2018, a unidade recebeu mais de 18 mil visitantes.

O coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Flávio Gledson, ressalta que o incêndio ainda está em andamento na região e a estimativa é que já tenha alcançado 10 mil hectares. “Já completamos uma semana de incêndio. No Parque Sesc Serra Azul o fogo foi controlado, mas ao sul ainda continua, numa área de nascentes, onde está em andamento a construção de barreiras como aceiros negros. Ao oeste, o trabalho é ainda mais intenso devido ao fogo ter se propagado em áreas privadas”, explica.

Para Gledson, a integração de esforços é essencial para o combate florestal. “É preciso que cada um faça seu papel. No Sesc Serra Azul, o trabalho com os brigadistas foi extremamente importante integrando essa força-tarefa que possibilitou controlar o fogo. Estratégias como contra fogo, combate direto, aéreo e terrestre, construção de aceiros mecânico e negro, foram utilizados para obter o êxito da operação”, declara.

Desde o dia 1º de setembro, conforme o Corpo de Bombeiros, mais de 380 mil litros de água foram utilizados na ação.

Reabertura do parque

O parque localizado no cerrado mato-grossense tem 5 mil hectares e terá suas atividades turísticas retomadas no dia 28 de setembro com flutuação na Cachoeira Serra Azul, tirolesa, arvorismo e cicloturismo, além do serviço de almoço oferecido no restaurante Buritizal. O Enduro a pé – Sesc Serra Azul 5km, que aconteceria no dia 22 de setembro será remarcado para o mês de outubro. A nova data será anunciada em breve.

(Da assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes