Flor Ribeirinha encerra participação no festival francês de Martigues neste sábado

Além de realizar apresentações em vários espaços do vilarejo, grupo ministrou oficinas

Celebrando 25 anos desde sua criação o Flor Ribeirinha continua ultrapassando fronteiras para divulgar as manifestações populares da cultura mato-grossense. Desta vez, além do Atlântico. Depois de passar pela Rússia – durante a Copa do Mundo – seguem com apresentações na Europa.

Neste sábado (28) o grupo, participará do encerramento do 30º Festival Internacional de Folclore de Martigues, localizada a 800 km de Paris e sede de um dos mais importantes festivais artísticos da França, realizado há 30 anos.

Durante esta semana, os artistas do Flor Ribeirinha estão hospedados em casas de moradores do charmoso vilarejo francês. Além das apresentações, eles ministram oficinas de artesanato em cerâmica, de siriri e samba. Muitas pessoas ávidas por conhecer um pouco mais da cultura popular brasileira tem participado.

A presidente do grupo Flor Ribeirinha, Domingas Leonor da Silva, está ensinando a arte do barro. Ela mostra nas oficinas de artesanato em cerâmica, as técnicas oriundas a comunidade de São Gonçalo para os adultos e as crianças.

“Entre os vários momentos maravilhosos que estamos vivendo neste festival ensinar a fazer a nossa cerâmica é tão especial quanto as apresentações de dança. É incrível ver os pequeninos, fascinados com a nossa arte. É a magia do barro na palma da mão”, se emociona.

Outras têm sido ministradas pelo coreógrafo e diretor artístico do grupo, Avinner Augusto, que ensina as crianças e os adultos a dançar o siriri. Ao som da viola de cocho, do mocho e do ganzá, muitos estão vivenciando a cultura popular mato-grossense.  Já a professora Priscila de Paula, ensina a ginga do samba brasileiro.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorTCU inclui possível vice de Mendes e três deputados de MT em “lista suja”; confira
Próximo artigoGoverno Central tem menor déficit em três anos no primeiro semestre