Flor Ribeirinha embarca nesta quarta-feira para mais uma turnê na Europa

O grupo vai representar o Brasil, a convite da Federação de Festivais Internacionais de Dança-Fidaf

(Foto: Assessoria)

O Grupo Folclórico Flor Ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio realizará mais uma turnê pela Europa, desta vez pelos países: Bulgária Croácia e Eslovênia. No período de 24 de junho a 31 de julho, o grupo vai representar o Brasil, a convite da Federação de Festivais Internacionais de Dança-Fidaf, entidade que promove o intercâmbio cultural dos grupos brasileiros.

O Flor Ribeirinha foi selecionado devido a sua qualidade artística e por representar a pluralidade da cultura, levando em seu repertório de danças quadros alusivos as regiões brasileiras.

Durante a turnê, serão realizadas mais de 40 apresentações artísticas, em diversos festivais de folclore, em Maribor na Eslovência, Festival Karlovac, na Croácia, Festival em Mezdra, Festival de Plovdiv e Festival em Sofia, na Bulgária. Os eventos reúnem companhias de dança de vários países, com as suas manifestações culturais.

O Grupo Flor Ribeirinha apresentará o espetáculo Mato Grosso Dançando Brasil. No seu repertório estão as danças do Frevo, Boi Bumbá, Samba, Siriri e o Rasqueado. O espetáculo mostra a diversidade cultural presente nas regiões. O Siriri, a dança típica mato-grossense, que reflete o multiculturismo e que traz o ritmo contagiante viola de cocho, o mocho e o ganzá, além do tradicional Rasqueado Cuiabano. A dança do Boi Bumbá, uma manifestação, oriunda do Norte, o tradicional frevo do Nordeste e o Samba, da região Sudeste, considerado uma das principais manifestações da cultura brasileira. Este espetáculo conquistou o prêmio mundial no Festival Internacional de Arte e Cultura, realizado na Turquia em 2017.

“O grupo embarca para mais um objetivo especial, e levará em sua bagagem as cores, vozes, gestos e alegria da nossa cultura. Contamos com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, de apoiadores oficiais e também com as parcerias da Energisa, Malai Manso, Lojas do Lar, Eletrofios, Sicoob, Bióleo, Bravos indoor e Associação Mato-grossense dos Municípios, além do público que contribuiu com a nossa rifa cultural”, disse o diretor artístico do Grupo, Avinner Brandão, lembrando que todo o trabalho na turnê, poderá ser acompanhado pelas redes sociais do grupo.

A presidente do Grupo, Domingas Leonor da Silva, ressalta que, com 28 anos de existência, o Flor Ribeirinha, que nasceu no quintal de sua casa, em São Gonçalo Beira Rio, vem despontando e levando a cultura regional para outros Países. “Nossa luta é pela preservação da cultura popular, notadamente o nosso Siriri e do nosso Rasqueado Cuiabano”.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorSó neste ano, 500 pessoas já foram resgatadas do trabalho escravo no Brasil
Próximo artigoAneel reajusta bandeiras tarifárias em até 64%