Variedades

Flor Ribeirinha apresenta a cultura popular de Mato Grosso a Belo Horizonte neste fim de semana

2 minutos de leitura
Flor Ribeirinha apresenta a cultura popular de Mato Grosso a Belo Horizonte neste fim de semana
Foto de divulgação

Neste fim de semana, o grupo campeão mundial de folclore Flor Ribeirinha leva o siriri para Belo Horizonte (MG), como um convite vivo à apreciação da cultura mato-grossense em terras mineiras. Os cuiabanos de São Gonçalo Beira Rio se apresentam no Brasil Central Week, após passar com suas danças, cantos e cores por Brasília e São Paulo, em edições anteriores do mesmo evento.

Serão quatro apresentações do espetáculo “Eis Aqui Sempre em Flor”, divididas entre sábado (03) e domingo (04), às 12h30 e 19h30, na Praça Central de Eventos do Boulevard Shopping.

Com o siriri, cururu e rasqueado, o Flor Ribeirinha será o representante mato-grossense na ação desenvolvida pelo Sebrae com o propósito de divulgar o turismo cultural da região Centro-Oeste, envolvendo os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal.

Em “Eis Aqui Sempre em Flor”, o grupo retrata, através da dança e do canto do siriri, as manifestações culturais e belezas naturais de Mato Grosso, visitando tradições religiosas, naturais e históricas de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Vila Bela da Santíssima Trindade e Poconé.

A apresentação ilustra as danças do Congo e do Chorado, a dança dos Mascarados, figuras que relembram aos índios Coxiponés, além de músicas e tendências cultivadas através dos tempos, como artesanato e culinária.  Outra marca forte do espetáculo são as belezas e diversidade natural das florestas e cerrados, carregadas no figurino dos bailarinos.

Os conterrâneos do Flor Ribeirinha, por sua vez, poderão prestigiar o grupo na televisão. No programa “É Bem Mato Grosso” (TVCA) das 14h deste sábado (03), o Flor Ribeirinha integra o time de representantes do siriri e cururu no Estado, como responsável pelo processo de difusão da dança típica. Para complementar as imagens do grupo pelo Brasil e mundo, a mestre Domingas e os diretores Avinner Augusto e Jefferson Guimarães, foram entrevistados à beira do rio Cuiabá.

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes