Principal

Flagrados em vídeo por Silval podem se recuperar? Especialistas avaliam

4 minutos de leitura
Flagrados em vídeo por Silval podem se recuperar? Especialistas avaliam
Emanuel

O prefeito Emanuel Pinheiro, então deputado, foi um dos flagrados nos vídeos 

Para os especialistas em Ciência em Política Humberto Dantas e Lucas de Aragão, recuperar a imagem dos políticos flagrados em vídeo pelo ex-governador Silval Barbosa (PMDB) recebendo dinheiro supostamente fruto de propina é uma tarefa árdua, mas não impossível.

Em entrevista ao LIVRE, ambos citaram como exemplo o caso do ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, também flagrado por câmeras escondidas em 2010 e que, de acordo com Aragão, só não foi eleito novamente por conta da Lei da Ficha Limpa.

As gravações, no caso de Mato Grosso, foram feitas por Sílvio Corrêa, então chefe de gabinete de Silval, no Palácio Paiaguás. O ex-governador afirma que os parlamentares recebiam mensalinho em troca de apoio político. 

Além do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), foram flagrados recebendo dinheiro Luciane Bezerra (PSB), Alexandre César (PT), Ezequiel Fonseca (PP), Hermínio J. Barreto (PR) e José Domingos Fraga (PSD). Todos eram deputados estaduais à época e atualmente apenas Zé Domingos segue no cargo. Gravado, o deputado Baiano Filho (PSDB) não aparece recebendo dinheiro, mas reclama dos pagamentos.

Sentir saudade?

Para Dantas, doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), a melhor chance de recuperação para estes políticos é apostar no fracasso daqueles que assumirem o poder depois deles.

“A melhor forma de isso acontecer, infelizmente, é o sucessor desse político se mostrar tão incompetente a ponto de as pessoas sentirem saudade dele”, diz.

Reprodução

Vídeo Luciane Bezerra

A prefeitura de Juara, Luciane Bezerra, também aparece nas gravações

Na avaliação de Aragão, que é mestre em Ciência Política e especialista em campanhas eleitorais pela Fordham University, de Nova York, ter um bom histórico de ações positivas em prol da população também ajuda.

“Existem níveis de corrupção que a sociedade acaba aceitando. Lógico que isso vai depender em que situação esse político apareceu na delação. Se ele foi só citado ou se tem um vídeo”, pondera.

Histórico do mensalão

Dantas lembra que no caso do Mensalão, um dos primeiros escândalos de corrupção de grandes proporções no país, os políticos citados no processo não lograram êxito nas campanhas eleitorais seguintes.

Aragão destaca, no entanto, que num eventual cenário em que faltem opções melhores, é possível uma reeleição dos filmados pelo ex-governador. Para isso, a primeira vitória deles precisa ser judicial, ou seja, eles não podem ser impedidos pela Justiça de disputar, como ocorreu no caso de José Roberto Arruda.

“Recuperar é possível. É bem difícil, mas não se pode dizer que é impossível”, diz Dantas. “Não existe uma receita de bolo. Cada caso é um caso”, pondera Aragão.

Reprodução/Rede Globo

Baiano gravações Silval

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes