Cidades

Fiscalizap: por aplicativo, cidadãos se tornam agentes de trânsito

1 minuto de leitura
Fiscalizap: por aplicativo, cidadãos se tornam agentes de trânsito
Foto: Assessoria

Você já flagrou alguma irregularidade no trânsito, mas não sabia como acionar os “amarelinhos”? Saiba que é bem simples. Eles estão a um toque do celular.

Com um efetivo de 70 agentes de trânsito, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) não consegue fiscalizar todas as avenidas da cidade. São cerca de 420 mil veículos que circulam diariamente na Região Metropolitana. Por isso, eles contam com o auxílio dos próprios motoristas e pedestres, que podem acioná-los pelo aplicativo de mensagens WhatsApp.

Chamado de Fiscalizap, o canal de comunicação com a central de videomonitoramento da Semob funciona de segunda à sexta-feira, das 6h às 22h. É monitorado pela equipe plantonista que cuida, simultaneamente, de 32 câmeras espalhadas pela cidade.

De acordo com o agente de trânsito Fabiano Dmytro, é comum o cidadão enviar mensagem relatando acidentes nas vias. Contudo, esse não é o único tipo de comunicado recebido pela equipe.

“Enviam fotos também, de irregularidades de condutores”, comentou, mostrando à reportagem uma imagem na qual um veículo foi flagrado bloqueando a passagem de pedestres, por estar estacionado na calçada.

Segundo o agente, nesses casos, uma equipe da Semob é acionada para o local indicado. “Com o Fiscalizap, o cidadão vira agente de trânsito”, destacou.

O aplicativo também é bastante utilizado para informações de trânsito, como vias bloqueadas, sinalização de acidentes e pedidos de fiscalização. Segundo a Semob, são feitos, diariamente, entre 40 e 50 atendimentos via WhatsApp.

Para contatar a equipe, basta enviar uma mensagem para o número (65) 9.9235-6950.

LEIA TAMBÉM

Usando celular enquanto espera o sinal abrir? Você está sendo monitorado

Debaixo de sol, chuva e xingamentos: o LIVRE passou um dia com os Amarelinhos de Cuiabá

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes