Cidades

Fiscais de MT resgatam 18 tartarugas de pescadores ilegais

1 minuto de leitura
Fiscais de MT resgatam 18 tartarugas de pescadores ilegais
(Foto: Secom-MT)

Dezoito tartarugas foram resgatas das mãos de pescadores ilegais que atuavam nas margens dos rios Araguaia e das Mortes. A ação fez parte de uma operação em conjunto da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), com apoio da Polícia Militar.

Além das tartarugas, os fiscais apreenderam 14 conjuntos de canoas e motores de popa, 510 kg de peixes, 87 conjuntos de varas de pesca, 126 anzóis, um freezer, sete caixas térmicas e uma caminhonete. As As apreensões ocorreram entre 24 e 30 de maio nos municípios de Novo Santo Antônio e Ribeirão Cascalheira.

Uma pessoa foi autuada por captura ilegal de tartaruga e dois comerciantes pelo transporte com guia irregular de 224 quilos de pirarucu, que foram doados à obras sociais do município de Novo Santo Antônio (1.080 km de Cuiabá).

No total, os fiscais flagraram 50 pessoas entre pescadores, comerciantes e piloteiros em atividade ilegal de pesca ou caça. Caravanas de pescadores de fora de Mato Grosso representaram a maioria das autuações.

Um dos coordenadores da operação, Leandro Nogueira, do Ibama, afirmou que apesar do êxito da ação, o resultado é preocupante.

“Os principais registros são o descontrole na entrada e saída de turistas, as construções irregulares de ranchos nas APPs de pessoas de fora dos municípios e o funcionamento de pousadas ilegais. Todos estes são fatores que não geram empregos ou que promovam incremento na economia local, restando aos municípios apenas lixo e redução do estoque pesqueiro”, alertou.

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes