Fiscais de MT resgatam 18 tartarugas de pescadores ilegais

Com as cerca de 50 pessoas autuadas, fiscais ambientais encontraram ainda 510 kg de peixes

(Foto: Secom-MT)

Dezoito tartarugas foram resgatas das mãos de pescadores ilegais que atuavam nas margens dos rios Araguaia e das Mortes. A ação fez parte de uma operação em conjunto da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), com apoio da Polícia Militar.

Além das tartarugas, os fiscais apreenderam 14 conjuntos de canoas e motores de popa, 510 kg de peixes, 87 conjuntos de varas de pesca, 126 anzóis, um freezer, sete caixas térmicas e uma caminhonete. As As apreensões ocorreram entre 24 e 30 de maio nos municípios de Novo Santo Antônio e Ribeirão Cascalheira.

Uma pessoa foi autuada por captura ilegal de tartaruga e dois comerciantes pelo transporte com guia irregular de 224 quilos de pirarucu, que foram doados à obras sociais do município de Novo Santo Antônio (1.080 km de Cuiabá).

No total, os fiscais flagraram 50 pessoas entre pescadores, comerciantes e piloteiros em atividade ilegal de pesca ou caça. Caravanas de pescadores de fora de Mato Grosso representaram a maioria das autuações.

Um dos coordenadores da operação, Leandro Nogueira, do Ibama, afirmou que apesar do êxito da ação, o resultado é preocupante.

“Os principais registros são o descontrole na entrada e saída de turistas, as construções irregulares de ranchos nas APPs de pessoas de fora dos municípios e o funcionamento de pousadas ilegais. Todos estes são fatores que não geram empregos ou que promovam incremento na economia local, restando aos municípios apenas lixo e redução do estoque pesqueiro”, alertou.

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBob Esponja vai ganhar série derivada contando sua infância
Próximo artigoNetflix anuncia nova série animada de Jurassic World