Brasil

Fiocruz diz que entregará as primeiras doses de vacina nacional em fevereiro

Fundação informou que tem inumo para a fabricação de 21 milhões de doses em diferentes fases de produção

1 minuto de leitura
Fiocruz diz que entregará as primeiras doses de vacina nacional em fevereiro
(Foto: Léo Ramos Chaves/Instituto Butantan)

As primeiras doses do imunizante 100% nacionais devem ser entregues ao Ministério da Saúde em fevereiro.

De acordo com a Fundação Oswaldo Crus (Fiocruz), o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) dispõe, no momento, de insumo o suficiente para a fabricação de 21 milhões de doses, em diferentes etapas de produção e controle de qualidade. 

“Com a aprovação pela Anvisa, garantimos a autossuficiência do nosso Sistema Único de Saúde (SUS) para a vacina, que vem salvando vidas e contribuindo para a superação dessa difícil fase histórica do Brasil e do mundo”, disse a presidente da Função, Nísia Trindade Lima. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou ontem (7) a Fiocruz que utilize o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) feito pela própria fundação na fabricação da vacina contra covid-19. 

A produção nacional começou em julho de 2021, após a assinatura do contrato de Transferência de Tecnologia com a parceira AstraZeneca. A absorção da tecnologia ocorreu em tempo recorde, cerca de um ano, quando esses processos costumam levar cerca de 10 anos. 

Segundo a Fiocruz, a Anvisa comprovou a equivalência do processo produtivo, ou seja, que as vacinas produzidas com o IFA de Bio-Manguinhos/Fiocruz “possuem a mesma eficácia, segurança e qualidade daquelas processadas com o ingrediente importado”. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes