Variedades

Filmes nacionais refletem sobre o exercício da arte no Cineclube Coxiponés nesta quarta-feira

2 minutos de leitura
Filmes nacionais refletem sobre o exercício da arte no Cineclube Coxiponés nesta quarta-feira

Dando sequência ao ciclo de filmes “Cinema brasileiro: um percurso alternativo sobre a história”, o Cineclube Coxiponés exibe nesta quarta-feira (03) o curta-metragem Cinebiogravura (Luis Rocha Melo, RJ, 2017) e o longa Os Residentes (Tiago Mata Machado, MG, 2010). A sessão começa às 19 horas, com mediação e curadoria de Leonardo Esteves, professor de Cinema e Audiovisual da UFMT. A entrada é gratuita e a classificação indicativa de 18 anos.

Cinebiogravura (2017) dá início às exibições. Com apenas recortes de jornal, pedaços de cartas e fotos, o diretor Luiz Rocha Melo conta a história de seu pai, um radialista que comandou um programa de jazz nos anos 50 no Rio de Janeiro, apresentando artistas como Thelonius Monk e Sonny Rollins a seus ouvintes.

Cinebiogravura (2017)

Os Residentes (2011), por sua vez, conta a história de um grupo de jovens revolucionários que sequestra uma artista plástica e a mantém prisioneira em uma casa abandonada como manifesto estético. Com referências no cineasta francês Jean-Luc Godard, falta de uma narrativa convencional do filme – com princípio, meio e fim – causou incômodo em parte do público do Festival de Cinema de Tiradentes de 2011, como registrou o G1 de Minas Gerais.

“Instalados em uma nova zona autônoma temporária, os residentes passam os seus dias entre pequenos complôs lunáticos, farsas quixotescas e delírios rimbaudianos. Órfãos de um século que quis moldar o homem novo e não fez senão destruir o antigo, os residentes resistem em seu autoexílio, às margens de um mundo perdido para a poesia”, diz a sinopse.

Os Residentes (2011)

O Cineclube Coxiponés está localizado no Centro Cultural da UFMT (Av. Edgar Vieira, 513-549, Boa Esperança). Mais informações pelo (65) 3615-8349.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes