Cumprindo a extensa programação de filmes que segue em cartaz os próximos meses, a primeira noite do ciclo de mato-grossenses no Cine Teatro Cuiabá exibirá três produções de Glória Albuês. Força feminina pioneira na produção de cinema em Mato Grosso, Glorinha estará presente para debater suas produções com o público a partir das 19h30.  A entrada é R$ 4 e R$ 2 a meia entrada.

A noite terá início com PS. Glauber, Te Vejo em Cuiabá, clássico da cineasta realizado em 1986. Temperado pelo tom político e uma crítica à alienação da TV, o curta-metragem configura um retrato da sociedade cuiabana e de personagens que pulsavam nas ruas de Cuiabá na década de 1980.

PS. Glauber, Te Vejo em Cuiabá

Nele, Meire Pedroso e Liu Arruda são artistas populares que saem pelas vias de Cuiabá entrevistando pessoas das mais diversas classes sociais sobre o grande cineasta, utilizando uma linguagem irreverente e bem-humorada.

Também serão exibidos o longa-metragem A trama do olhar, de 2009, e Nó de Rosas, curta-metragem de reconhecimento nacional e internacional, selecionado para o 12 Brazilian Film Festival of Miami, em 2008.

“Embora tenham sido realizados em diferentes períodos continuam praticamente inéditos nas telas dos cinemas em Cuiabá. A maioria foi exibida em emissoras de TV. A Trama do Olhar por exemplo foi recentemente selecionada pela CPLP e está sendo exibido em redes públicas de todos os países de língua portuguesa. Será portanto um prazer imenso compartilhar com com a plateia filmes que fazem parte dessa minha longa trajetória feita com com irrestrita paixão pelo cinema e seu ofício”, disse.

A cuiabana Maria da Glória Albuês Martins atua no cenário audiovisual mato-grossense desde os anos 1980, época em que realizou documentários etnográficos sobre a cultura local. O primeiro foi E o Rei Decretou Folia, a partir das pesquisas de Carlos Rosa, produzido em 1981, filmado em U-Matic, à época, o melhor equipamento, utilizado por grandes emissoras de TV.

É a primeira mulher documentarista em Mato Grosso, ampliando ao longo de sua trajetória trabalhos em outros gêneros, ficção, experimental, institucional e marketing político. Na maioria de suas obras assina pelo roteiro, montagem e direção. Foram 17 produções ao longo de sua trajetória frente ao audiovisual.

Vale ressaltar, Glória vem da vanguarda do teatro mato-grossense. Possui formação acadêmica em Pedagogia pela UFMT e é jornalista profissional. Atuou como diretora do Teatro da UFMT (1985-1989) e diretora da TV Universidade da UFMT (1989-1996), onde foi responsável pela implantação da programação local da emissora.

O público pode esperar por novidades, pois Gloria vem trabalhando atualmente em novos roteiros.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes