Cidades

Fila de espera por cirurgias no SUS em MT chega a 31 mil pacientes

Três especialidades médicas concentram mais de 20 mil pedidos, conforme balanço atualizado do SES

1 minuto de leitura
Fila de espera por cirurgias no SUS em MT chega a 31 mil pacientes
(Foto: Pixabay)

O número de pessoas na fila de espera por cirurgia no Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso chegou a 31 mil. Em janeiro de 2021, haviam 24 mil pacientes na fila. 

O levantamento foi atualizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Os três procedimentos com mais demanda são cirurgia vascular, com 4.535 pacientes, cirurgia geral, com 12.526, e cirurgia ortopédica, com 6.704.  

A fila cresceu mesmo com a retomada das cirurgias pelo setor público, que ficou suspenso por oito meses em decorrência das medidas na pandemia do novo coronavírus. 

Conforme a SES, há dinheiro para realizar até 138 mil procedimentos. Desde outubro, foram realizadas 6.680 cirurgias eletivas nos hospitais regionais de Sinop, Rondonópolis, Cáceres, Colíder, Sorriso, Alta Floresta, além do Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, e Hospital Metropolitano, em Várzea Grande. 

Balanço da Central de Regulação de Cuiabá estimava que até o fim de 2019 o tempo de espera chegava a seis meses para pacientes cardíacos. A média estadual, em fevereiro de 2020, mês ainda sem reflexo da pandemia, havia chegado 493 dias ou 16 meses.  

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes