Negócios

Fiemt adia eventos e cria comitê de crise em apoio às indústrias

Ao menos uma empresa do setor de base florestal dará férias coletivas à equipe

2 minutos de leitura
Fiemt adia eventos e cria comitê de crise em apoio às indústrias
Gustavo de Oliveira; investidores aguardam que reformas estruturantes sejam aprovadas (Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

A Federação das Indústrias de Mato Groso (Fiemt) adiou a realização dos principais eventos previstos para as próximas semanas, incluindo o Multiação, que ocorreria em 04 de abril. Em nota divulgada nesta segunda-feira (16), a Federação informou que a medida visa frear o aumento de casos de contaminação pelo coronavírus, causador da Covid-19.

A instituição também implantou um comitê de gerenciamento de crise para monitoramento permanente da situação. Entre as determinações do comitê, está o apoio da Federação às indústrias que estão enfrentando prejuízos financeiros e operacionais por conta da disseminação mundial do vírus.

“Uma das frentes de trabalho consiste em definir e executar ações que visando dar suporte aos prejuízos financeiros e operacionais que as indústrias já começam a perceber por conta da crise, que é mundial. Já temos notícia do cancelamento de diversos embarques de madeira, tanto para outros estados quanto para o exterior. Algumas empresas sequer vão conseguir faturar qualquer pedido nesta semana”, comenta o presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira.

Férias coletivas e materiais de apoio

Segundo a Fiemt, ao menos uma empresa do setor de base florestal já definiu pela concessão de férias coletivas à equipe, em função da baixa nas atividades, e vai sugerir que os colaboradores fiquem em casa.

A Federação também vai preparar uma série de materiais de apoio às indústrias, além de seguir as recomendações do Ministério da Saúde e também do Governo do Estado no que diz respeito à suspensão de eventos com aglomeração de pessoas, reforço de medidas de higiene no local de trabalho, recomendações constantes às equipes, priorização de reuniões por meios digitais e não presenciais, cancelamento de viagens internacionais e interestaduais e redução de movimentações intermunicipais.

Escolas continuam

Até o momento, as aulas no Sesi Escola e nos cursos do Senais seguem normalmente, mas a instituição não descarta a possibilidade de adiantamento das férias escolares.

“Estamos agindo de acordo com as melhores práticas, produzindo e disseminando informações comprovadas, buscando ações efetivas, sem pânico, e trabalhando em várias frentes para a preservação da saúde das pessoas e também do equilíbrio financeiro das indústrias, para evitarmos o agravamento da crise”, afirma o presidente. “Se essa situação perdurar e não houver medidas de alívio econômico, os empregos começam a ficar em risco. Não podemos permitir que isso aconteça”, finaliza.

YouTube video

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes