Variedades

Festival internacional de circo leva a Poconé 15 espetáculos gratuitos

20 minutos de leitura
Festival internacional de circo leva a Poconé 15 espetáculos gratuitos

Atores de 13 companhias vindas de 6 estados do Brasil e da Espanha vão entrar no picadeiro da segunda edição do Ispiaí – Festival Sesc Pantanal de Circo. Com programação totalmente gratuita, o Festival, que acontece de 6 a 10 de junho em Poconé e região, levará a magia do circo para diversos locais com programação itinerante. Durante o Ispiaí, serão apresentados espetáculos, oficinas, mediações literárias, filmes e intervenções.

Visando o fomento ao turismo cultural na região do Pantanal e seguindo a tradição da itinerância circense, o festival percorrerá, ainda, os Distritos de Cangas e Chumbo, na região de Poconé, passando pelo Distrito de São Pedro de Joselândia, em Barão de Melgaço. Em Poconé, a programação ocorrerá em escolas, praças, na Unidade do Sesc na cidade, no Hotel Sesc Porto Cercado e no Circo Sesc.

O Sesc Pantanal oferecerá transporte gratuito de Cuiabá, saindo do Sesc Arsenal, para as atividades de abertura e encerramento: nos dias 6 de junho, às 14h, e 10 de junho, às 16h. As inscrições estarão disponíveis em breve na página do facebook do Sesc Pantanal.

Integram a trupe de artistas os mato-grossenses do Teatro Imagem e do Trio Pirathiny. Ao valorizar pluralidade cultural, o festival contará ainda com um coprodução hispano-brasileira, estrelada pelos artistas Guga Carvalho, Silvia Compte e Montanha Carvalho.

Diretamente da Espanha para o Pantanal de Mato Grosso, os Chocobrothers combinam diferentes técnicas circenses como barra fixa, malabares e equilíbrio, com grandes doses de humor. Juntos, os artistas prometem deixar o público literalmente sem ar, com performances de alto risco e cenas nostálgicas que relembram os grandes sucessos musicais dos anos 70.

Atrações

Um grande cortejo cênico marcará a abertura do #IspiaíSesc, transformando a realidade da cidade e promovendo a circulação de artistas por vários espaços. A concentração será a partir das 16h, no dia 6 de junho, na praça da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em Poconé, reunindo os diversos grupos participantes do Festival, sob a coordenação do Coletivo Pernaltas/RJ.

O cortejo seguirá pelas ruas e avenidas do município até o espaço Circo Sesc – lona espiada em frente ao Sesc Poconé preparada para receber até 300 pessoas – 100 a mais que na última edição. As apresentações no Circo Sesc terão seus ingressos distribuídos com 1 hora de antecedência. Ao lado da lona, haverá feira gastronômica nos dias dos espetáculos.

Passarão pelo picadeiro do Ispiaí, ainda, Maria das Graças (RJ), Coletivo Pernaltas (RJ), Circo Dança (SP), Circo do Biribinha (AL) – grande homenageado do Palco Giratório em 2018 -, Homem Banda (RS), Laheto (GO), Magico Espiga (BA), Palhaça Rubra (SP), Zabriskie (GO) e Circo Enxame/Circo Mínimo (SP). Esta edição conta ainda com mais uma novidade, serão exibidos filmes com a temática circense durante os dias do evento.

No encerramento, dia 10 de junho, às 20h30, um espetáculo de variedades – o Cabaré Ispiaí de Circo – reunirá artistas dos grupos participantes do Festival e alunos das oficinas realizadas durante a semana em um grande espetáculo tendo a crítica e o humor como uma de suas principais características.

Identidade

Os traços delicados e coloridos da artista visual Mato Grossense, Camila Passinato, serviram como fonte de inspiração para construção do projeto gráfico do Festival de Circo. Suas aquarelas tiveram como inspiração a força feminina, a diversidade, o mundo circense e a natureza pantaneira. Mais informações no SITE.

Confira a programação completa:

CORTEJO CÊNICO
Cortejo pelas ruas de Poconé partindo da praça da Matriz em direção ao Circo Sesc reunindo diversos grupos participantes do Ispiaí – Festival Sesc Pantanal de Circo.

6 de junho, quarta – Concentração às 16h na praça da Matriz

MÁGICA DE PERTO COM AMOR | MÁGICO ESPIGA (BA)
No espetáculo, o palhaço mágico Espiga utiliza técnicas de palhaçaria, mágica, teatro e cinema mudo para encantar e emocionar os presentes, em que o ridículo nunca nasce do outro, mas todos se divertem juntos. Duração: 30 minutos. Classificação Livre.

6 de junho, quarta, às 19h – Em frente ao Circo Sesc, Poconé
7 de junho, quinta, às 17h – Escola Estadual Dom Francisco de Aquino Corrêa, Cangas
8 de junho, quinta, às 19h – Circo Sesc, Poconé
9 de junho, sábado, às 16h30 – Área das piscinas do Hotel Sesc Porto Cercado
10 de junho, quinta, às 19h – Circo Sesc, Poconé

MAGIA | CIRCO DO BIRIBINHA (AL)
Produzir e dirigir um filme sem elenco e sem dinheiro? Só se for com magia. E assim começa a saga de um palhaço que é contratado para este desafio. Sem a mínima condição, mas também sem poder abrir mão desta oportunidade, Biribinha usa velhos truques de mágica aprendidos no circo para fazer o filme e tentar colorir mais uma vez a sua vida, que estava meio sem cor. Nesta jornada, ele descobre que é dentro de si, mais precisamente em seu coração, que está a verdadeira fonte da transformação. Descobre que o amor, o riso, a fé e as brincadeiras podem levá-lo a uma jornada cheia de surpresas, divertidos momentos em que o público atua como elenco e o ajuda a vencer este grande desafio. Duração: 1h20. Classificação Livre.

6 de junho, quarta, às 20h – Circo Sesc, Poconé
7 de junho, quinta, às 21h – Auditório Lobo Guará do Hotel Sesc Porto Cercado
10 de junho, domingo, às 09h – Circo Sesc, Poconé

O SHOW DA PALHAÇA RUBRA | PALHAÇA RUBRA (SP)
Espetáculo interativo de variedades musicais para toda família. São canções cômicas e poética, alegrando e emocionando o público com diversos momentos de interações, em que todos são convidados a cantar e dançar junto com a Palhaça. Duração: 50 minutos. Classificação Livre.

7 de junho, quinta, às 9h30 – Circo Sesc, Poconé
8 de junho, sexta, às 21h – Auditório Lobo Guará do Hotel Sesc Porto Cercado
9 de junho, sábado, às 16h – Salão Multiuso do Sesc Poconé

VIDA DE CIRCO | CIA CIRCO DANÇA (SP)
O espetáculo, que une as 3 grandes artes: o circo, a dança e o teatro, reúne 10 artistas com e sem deficiência, que atuam juntos há 7 anos. Com uma linguagem poética e contemporânea, é contada a história da Cigana Laura e sua trupe e seu o cotidiano no circo, com atividades como lavar roupa, as viagens, os imprevistos, por meio de números aéreos como Lira, Tecido, Trapézio, acrobacias de solo, esquetes de clown, coreografias de dança contemporânea e dança de salão. Duração: 60 minutos. Classificação Livre.

7 de junho, quinta, às 20h – Circo Sesc, Poconé
8 de junho, sexta, às 9h – Circo Sesc, Poconé

SOBREVOLTAS | CIRCO ENXAME/CIRCO MINIMO (SP)
É um espetáculo de circo, sobre circo. Mergulhando na metalinguagem, os artistas inspiram-se em suas trajetórias de formação e no sentido do que é o próprio circo hoje. Eles dividem com o público seus anseios, questionamentos e satisfações enquanto artistas: múltiplos, diversos, antagônicos e erráticos. São abordadas diversas estéticas do circo, questionando tudo que o constitui. Corda bamba, malabarismo, corda lisa, acrobacia e música ao vivo são técnicas utilizadas para apresentar um circo que está vivo, que brilha, que pensa, que está em dúvida, que é aberto para o mundo, para sua história e para o agora. Um circo que se põe à prova e que se descobre. Duração: 60 minutos. Classificação Livre.

8 de junho, sexta, às 20h – Circo Sesc, Poconé
9 de junho, sábado, às 9h30 – Circo Sesc, Poconé

EU SEM VOCÊ NÃO SOU NINGUEM | CIRCO DO BIRIBINHA (AL)
Comédia circense com toques de melodrama, mistura elementos do teatro de animação com a boa palhaçaria clássica. O texto, que se equilibra entre o ridículo e o sublime, trata dos questionamentos de um ator sobre quem é mais importante: sua pessoa ou sua obra. Isso é contado por meio da história de um palhaço que sai do corpo de seu criador e se transporta para o corpo de um boneco. A partir daí, os dois travam uma divertida disputa para provar quem é melhor no picadeiro. Duração: 60 minutos. Classificação 12 anos.

8 de junho, sexta, às 10h – Auditório Lobo Guará do Hotel Sesc Porto Cercado
9 de junho, sábado, às 20h – Circo Sesc, Poconé

A MÁGICA DO AMOR | Magico Espiga (BA)
No show, o palhaço Espiga apresenta diversos números de mágica e palhaçaria, explorando a linguagem circense com lirismo e convidando o público a fazer parte do universo divertido do ilusionismo. Espiga possui um sorriso amistoso, um olhar convidativo e cativante, sua presença invoca encantamento no espectador, convidando-o a fazer parte de seu universo mágico. Duração: 50 minutos

9 de junho, sábado, às 21h – Auditório Lobo Guará do Hotel Sesc Porto Cercado

BORA BRINCAR?! | COLETIVO PERNALTA (RJ)
Este espetáculo é uma grande festa musical, em que todos os atores estão em pernas de pau. Elaborado a partir das brincadeiras de criança que acontecem nas ruas, mistura influências da cultura popular brasileira e referências musicais de folclores de outros países. O público é constantemente convidado a interagir nas brincadeiras: Amarelinha, Pula Corda, Bumba-meu-Boi, Pique Pega… todas em proporções gigantes. Duração: 60 minutos. Classificação Livre.

8 de junho, sexta, às 19h – Praça da Rodoviária, Poconé

O PALHAÇO CONTADOR | Teatro Imagem (MT)
É uma aventura constante de um palhaço andante, que por onde passa ele escuta, lê e vê histórias e as vive de maneira intensa e cômica. O espetáculo traz referencias de causos populares tanto do imaginário popular da cultura brasileira, como Pedro Malasartes, e também faz referência a contos tipicamente regionais, como a lenda do Minhocão. Utilizando a linguagem Clownesca com jogo cênico, faz da palhaçaria seu recurso para uma interação direta com o público. Duração: 50 minutos. Classificação Livre.

7 de junho, quinta, às 8h – Sala de Projeção do Sesc Poconé

FLORESTA DA BREJAÚVA | GRUPO ZABRISKIE (GO)
Em um lugar árido e quente, onde antes fora uma floresta chamada Brejaúva, os animais têm uma importante missão: descobrir o nome da fruta que dá na única árvore que sobrou no meio do poeirão. A sua semente é mágica e, se semeada com amor, pode salvar a vida daquele lugar. Com elementos cênicos simples que saem de dentro de uma mala, Juca Mole e Ana Banana se fazem passar por macaco, tartaruga, e pelo animal mais temido no cerrado, a onça, para aprenderem o nome da fruta. As ações se desenrolam numa atmosfera de jogo com a plateia e de brincadeira de adivinhas e trava línguas. Duração: 60 minutos. Classificação Livre.

7 de junho, quinta, às 15h – Salão Multiuso do Sesc Poconé

AMOR, I LOVE YOU | ZABRISKIE (GO)
Ninguém mais quer morrer de amor, mas tem sede de viver de amor. E o que é o amor que se inventa hoje? Desde cenas de Romeu e Julieta às avessas, até receitas de culinária do amor e a eleição da família unida da noite, Juca Mole e Ana Banana sugerem formas divertidas de resgatar o afeto e o amor universal entre as pessoas. Em cena, cantam músicas de amor tiradas do túnel do tempo, conhecidas por grande parte do público, criando um clima saudosista para uns e encantador para os mais jovens. Juca Mole e Ana Banana dramatizam, cantam e dançam. Com muito humor, tentam criar uma atmosfera que percorre o clássico, o brega, o romântico, o moderno, o pop, e dialogam com todas as idades, sobre o amor e, por meio dele, sobre a necessidade de se buscar a felicidade e a paz entre as pessoas. Duração: 50 minutos. Classificação Livre.

10 de junho, domingo, às 15h30 – Salão Multiuso do Sesc Poconé

TEM AREIA NO MAIÔ | AS MARIAS DA GRAÇA (RJ)
Criado em 1992, o espetáculo conta a história de quatro palhaças que resolvem ir à praia num belo domingo de sol. A trupe embarca num calhambeque rumo à Copacabana e a aventura começa com um pneu furado. Na praia, as Marias fazem um strip-tease desfilando seus maiôs graciosos e divertidos. Enfrentam desastradamente, perigos no mar, chuvas de verão e claro, areia no maiô. Contam piadas, jogam frescobol, dançando coreografias ao som de Roberto Carlos, Elza Soares e Rita Pavone, entre outros. Duração: 50 minutos. Classificação Livre.

7 de junho, quinta, às 16h – Praça da Matriz, Poconé
8 de junho, sexta, às 16h – Pátio Coberto do Sesc Poconé

HOMEM BANDA (RS)
Quando ao longe soa um harmonioso acordeom acompanhado por chocalhos, pratos, bumbos, apitos e imagina-se que lá está a banda! E está mesmo, mas não uma banda comum e sim uma banda inteira feita apenas de um homem só. É ele quem se apresenta… MauroLauroPaulo, um artista inventor que, aliado ao público, traduz sua tamanha inquietude entre um espetáculo e uma parafernália cheia de sonoridades. Duração: 40 minutos. Classificação Livre.

7 de junho, quinta, às 19h – Circo Sesc, Poconé
9 de junho, sábado, às 11h – Entrada do Restaurante Principal do Hotel Sesc Porto Cercado
9 de junho, sábado, às 19h – Circo Sesc, Poconé

ACROLOUCOS | CIRCO LAHETO (GO)
Espetáculo de circo instigante e dinâmico, que trabalha os números tradicionais de circo de forma contemporânea, jovem e interativa. São dez artistas em cena, buscando a superação circense com acrobacias de solo, lira, pirâmide humana, malabares, bambolês e números de equilíbrio. Apresentações de alta periculosidade e qualidade técnica que desafiam o artista e o público a cada apresentação. O teatro e a dança interagem com os quadros, dando um dinamismo impar a cena e evita que a virtuose circense distancie sua relação com a plateia. Duração: 50 minutos. Classificação Livre.

8 de junho, sexta, às 17h – Escola Nossa Senhora Aparecida, Chumbo
8 de junho, sexta, às 8h – Praça da Matriz, Poconé

ESPERANDO O LIMA | TRIO PIRATHINY (MT)
Por meio da linguagem e encantamento do circo, o palhaço Maestro Joanim, diverte crianças e adultos com números de dança, magia e transformações. Duração: 50 minutos. Classificação Livre.

10 de Junho, domingo, às 17h – Pátio do Sesc Poconé

CHOCOBROTHERS (BR/ES)
Este espetáculo circense é uma coprodução hispano-brasileira, estrelada pelos artistas Guga Carvalho, Silvia Compte e Montanha Carvalho. Chocobrothers, é um divertido espetáculo de rua, que agrada crianças e adultos. Repleto de ritmo, brilho e glamour, combina diferentes técnicas circenses como barra fixa, malabares e equilíbrio, com grandes doses de humor. Juntos, os artistas prometem deixar o público literalmente sem ar, com performances de alto risco e cenas nostálgicas que relembram os grandes sucessos musicais dos anos 70. Duração: 60 minutos. Classificação Livre.

10 de junho, domingo, às 19h – Circo Sesc, Poconé

CABARÉ ISPIAÍ DE CIRCO
Encerrando a programação do #IspiaíSesc, será realizado um espetáculo de variedades composto por artistas dos grupos participantes do festival e também por alunos das oficinas realizadas durante a semana. A crítica e o humor serão as principais características deste Cabaré. Duração: 60 minutos. Classificação Livre.

10 de junho, domingo, às 20h30 – Circo Sesc, Poconé

 OFICINAS, INTERVENÇÕES, RODAS DE CONVERSAS E MEDIAÇÕES DE LEITURA 

OFICINA DE PERNA DE PAU com Coletivo Pernaltas (RJ)
Esta é uma breve experiência de encontrar o equilíbrio e um reaprender a caminhar numa nova altura, por meio de um aparelho milenar, presente em diversas culturas e manifestações artísticas – as pernas-de-pau.

9 de junho no Sesc Poconé, das 8h às 12h
15 vagas para público iniciante acima de 7 anos

OFICINA DE TÉCNICAS DE ACROBACIAS DE SOLO E CASCATA com Guga Carvalho e Sílvia Compte – Chocobrothers (BR/ES)
Esta oficina vai oferecer noções básicas de preparação corporal para acrobacias de solo e cascatas.

7, 8 e 9 de junho no Sesc Poconé, das 7h30 às 9h
15 vagas para artistas e público em geral acima de 14 anos

OFICINA DE MALABARES com Montanha Carvalho – Chocobrothers (BR/ES)
A oficina aborda noções das técnicas básicas de malabares com claves, bolas, aros e chapéus, além de objetos inusitados, para provar que é possível manipular vários deles com a mesma técnica.

7, 8 e 9 de junho no Sesc Poconé, das 9h30 às 11h
15 vagas para artistas e público em geral acima de 14 anos

OFICINA DE TRAQUINAGENS EM TRAQUITANAS com Teófanes Silveira – Circo do Biribinha (AL)
Ensina a confeccionar e usar elementos cênicos utilizados pelos palhaços tradicionais e desta forma entender o efeito e o valor de cada uma delas para as cenas e para a construção do comportamento do palhaço.

8 de junho no Hotel Sesc Porto Cercado, às 14h
9 de junho no Sesc Poconé, às 9h
15 vagas para público iniciante acima de 14 anos

RODA DE CONVERSA “ISPIAÍ O CIRCO!”
Encontro entre artistas, produtores e comunidade, com o objetivo de compartilhar percepções, afetos e sugestões sobre o Ispiaí – Festival Sesc Pantanal de Circo.

9 de junho no Sesc Poconé, às 14h – Sala de Projeção do Sesc Poconé

MEDIAÇÕES DE LEITURA com O Palhaço Contador (Teatro Imagem – MT)
Esta é uma aventura de um palhaço andante, que por onde passa escuta, lê e vê histórias e as vive de maneira intensa e cômica. Utilizando a linguagem Clownesca com jogo cênico, faz da palhaçaria seu recurso para uma interação direta com o público e para mediar a leitura.

7 de junho, às 15h | 8 a 10 de junho às 9h e às 15h – Biblioteca Manoel de Barros do Sesc Poconé

 CINE ISPIAÍ 

JONAS E O CIRCO SEM LONA
Aos 13 anos de idade, Jonas é filho e neto de artistas de circo. O garoto tem seu próprio circo improvisado, frequentado pelos moradores do pobre bairro onde vive, na Bahia. É ele que coordena os números, prepara os figurinos, a música e controla os ingressos. Jonas pretende abandonar a escola para se juntar ao tio e viver em um circo itinerante, mas a mãe prefere que ele permaneça na escola. No meio desta briga, ele descobre as dificuldades da vida adulta.

7 de junho na sala de projeção do Sesc Poconé, às 17h30h
82 vagas, 82 minutos de duração | Livre

CIRCO É… CIRCO
Realizado pelo Sesc, o filme traz registros poéticos de espetáculos circenses e entrevistas com artistas, diretores e pesquisadores de diversos países, que abordam a formação e o labor do artista, o risco como estética, memória, diferentes espaços de apresentação e possibilidades atuais de construções dramatúrgica.

8 de junho na sala de projeção do Sesc Poconé, às 18h
82 vagas, 60 minutos de duração | Livre

HOTXUÁ
Um retrato do cotidiano da tribo krahô, localizada em Palmas, capital do Tocantins, narrado a partir da figura de um palhaço indígena, o Hotxuá.

9 de junho na sala de projeção do Sesc Poconé, às 17h
82 vagas, 70 minutos de duração | Livre

MINHA AVÓ ERA PALHAÇO
Xamego, a grande atração do circo Guarany nos anos 1940, foi a primeira palhaça negra no Brasil. Agora, Mariana relembra seus passos.

10 de junho na Sala de Projeções do Sesc Poconé, às 14h
82 vagas, 52 minutos de duração | Livre

 ITINERÂNCIAS 

Em Cangas Com o Mágico Espiga (BA) na Escola Estadual Dom Francisco
Oficina de Mágica com Fernando Lopes, Mágico Espiga (BA).
Esta oficina vai demonstrar os diversos tipos de mágicas: Grandes Ilusões, Salão, Close Up (Mágicas de Perto), Mentalismo, Baralho e a interação com novas tecnologias. Além de possibilidades de mágicas com objetos do cotidiano e reutilizáveis.

7 e 8 de junho, das 13h às 17h | 20 vagas para público de 10 a 14 anos.
Espetáculo – Mágica de Perto Com Amor – 7 de junho, Quinta, às 17h

Em Chumbo Com o Circo Laheto (GO) na Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida
Oficina de Técnicas Circenses para Iniciantes com Circo Laheto (GO)
Serão trabalhadas técnicas de Palhaçaria, Malabares, Acrobacias e Equilíbrio.

7 e 8 de junho, das 13h às 17h | 15 vagas para público acima de 12 anos.
Espetáculo – Acroloucos – 8 de junho, sexta, às 17h

Em São Pedro de Joselândia Com o Trio Pirathiny (MT) na Escola Estadual Maria Silvino Peixoto de Moura
Oficina de Palhaçaria com Luciano Bortoluzzi, Trio Pirathiny (MT)
Por meio das características físicas e da personalidade dos participantes, a oficina busca a percepção da lógica mais que especial do palhaço. Jogos e improvisos auxiliam na busca pela poesia do se permitir ser ridículo. Toda pessoa é engraçada e a oficina busca desarmar o participante, para que possa entrar em contato com a sua espontaneidade e trabalhar o seu verdadeiro “Ser Palhaço”.

7 e 8 de junho, das 13h às 17h | 15 vagas para público acima de 15 anos
Espetáculo – Esperando o Lima – 8 de junho, sexta, às 17h

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes