Variedades

Festival que privilegia ingredientes regionais começa quinta-feira (17)

4 minutos de leitura
Festival que privilegia ingredientes regionais começa quinta-feira (17)
A panceta frita e fatiada acompanhada de goiabada levemente picante, creme de burrata e rúcula do Talavera, é um dos destaques do festival

O Festival Brasil Sabor edição 2018 começa nesta quinta-feira (17) em Cuiabá e segue até o dia 3 de junho, reunindo nove dos mais frequentados restaurantes da capital. Nesta terça-feira (15) o evento nacional – considerado o maior do planeta nesta categoria – foi lançado simultaneamente em várias regiões do Brasil. Em Cuiabá, a Câmara dos Diretores Lojistas acolheu a solenidade.

Saiba mais: R$ 9,90 a R$ 109,80: confira pratos criativos de restaurantes famosos de Cuiabá

Os chefs do Galeto Cuiabano, Ditado Popular, Talavera, Getúlio Grill, Japidinho, Edgare, Santô, Choppão e Cozinha do Fundos participaram, servindo os presentes que em alguns casos, foram os primeiros a degustar as novas criações. Vale ressaltar, se o público aprovar, os pratos serão incorporados ao cardápio de cada um destes estabelecimentos.

Além dos empresários do setor estiveram presentes representantes de entidades que colaboram para o trade turístico, como a CDL, Sebrae e a Secretaria de Estado de Turismo.

O secretário-adjunto, Jaime Okamura, destacou em sua fala, que Cuiabá possui uma culinária muito peculiar, especialmente marcada pela simplicidade. E, certamente, que apostando no potencial de sua culinária, tem força para consolidar um roteiro de turismo gastronômico.

“Além dos pratos típicos temos ainda interessantes criações, que dão roupagens internacionais aos pratos típicos. Muitos chefs estão ressignificando esse espaço e a nossa gastronomia ganha cada vez mais status”, disse à plateia.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Mato Grosso, Fernando Medeiros, disse que as ações da entidade com mais de 200 associados – assim como esta – é alavancar o setor.

“Com o Brasil Sabor, estimulamos os donos de restaurantes e chefs, a promoverem inovação na gastronomia. Eles se sentem renovados quando são chamados a criar novos pratos e recriar outros, mas especialmente, a fim de valorizar os produtos de nossa terra e incorporá-los ao cardápio”.

À ocasião, anunciou ainda outros dois grandes eventos que estão por vir. Em setembro, a Abrasel-MT realiza iniciativa que agrega restaurantes a quilo e em novembro, o Bar em Bar.

A noite de lançamento do festival também foi de homenagens. O sócio-proprietário do Choppão, Mário Luiz, que faleceu a poucas semanas, foi lembrado e o irmão – que segue à frente dos negócios – Fernando Quaresma, recebeu uma placa que reverencia a contribuição dos dois para a gastronomia local. Quem entregou a honraria foi o antigo proprietário do restaurante, Ruiter Barbosa.

Foto de Suellen Pessetto

“Fico muito agradecido em nome da família, tenho privilégio de ter pais vivos e nesse momento que passamos, temos focado todas nossas atenções a eles. Vale ressaltar, é uma honra receber essa homenagem de Barbosa. Eu e Mário somos afilhados da família. Eu e meu irmão, eu com 23 e ele com 28, como dizem os cuiabanos, chegamos em uma frente fria, como costumam falar dos paus-rodados que chegavam de São Paulo, mas eu me orgulho dos cuiabanos que nos tornamos”, diz o proprietário da casa que é uma das mais tradicionais da cidade. “A gastronomia está aí para consolar, afagar. Esse legado vai ser continuado por mim e por meus herdeiros”, declarou.

Novidades dos restaurantes

Os presentes ficaram bastante empolgados com o nível de qualidade das criações apresentadas. O chef Francisco Carneiro, do Ditado Popular, apresentou seu “porco atropelado”, uma entrada especial que desenvolveu. “Preparei um lombo de porco batido, à milanesa com molho rosé, barbecue e mostarda com mel. É bom para tomar com um chopinhho”, sorri.

O chef do Getúlio, Cléber Costa, apostou no filé de pintado, um símbolo da culinária local e imprimiu no prato, referências de outras comidas, como a italiana, francesa e até nipônica. “O prato vem com um purê de cará, spaghetti de abobrinha salteada, bem crocante, levemente apimentado por pedações de pimenta dedo de moça. O pintado tem azeite de wasabe e para garantir uma crocância, tem quinoa por cima”, fala orgulhoso de sua criação.

A panceta frita e fatiada acompanhada de goiabada levemente picante, creme de burrata e rúcula, do Talavera, também foi uma das receitas mais comentadas entre os presentes.

Confira o registro do lançamento do Brasil Sabor em Cuiabá. As fotos são de Suellen Pessetto:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes