Variedades

Festival de Choro reúne três grupos de MT em releituras de clássicos

2 minutos de leitura
Festival de Choro reúne três grupos de MT em releituras de clássicos

Representante da música popular e instrumental no Brasil, o Choro é celebrado nesta segunda-feira (23). E é pensando na ocasião que a Orquestra Cuiabana de Choro, o Núcleo de Choro da Polícia Militar de Mato Grosso e o Grupo 4 Tons adiantam as comemorações e promovem, juntos, um Festival de Choro no Teatro Zulmira Canavarros.

As apresentações dos grupos acontecem neste domingo (22), às 19h30, com entrada a 1kg de alimento, revertidos às entidades filantrópicas atendidas pela Sala da Mulher. A troca de ingressos é diretamente antes do espetáculo, a partir de 18h30.

No repertório, releituras de clássicos do gênero musical e de artistas que construíram a história do Choro, como Jacob do Bandolim, Pixinguinha e Chiquinha Gonzaga. Para quem gosta de bandolim, flauta, cavaquinho, pandeiro, violão de 7 cordas, violão, trombone, saxofone, entre outros instrumentos bem harmonizados para a execução do gênero, será difícil ficar parado.

Segundo a assessoria, composições autorais dos grupos envolvidos também marcam presença, como antecipa um dos organizadores, Raul Fortes. O músico também ressaltou a importância do gênero originalmente carioca para a MPB, que abriu espaço na cultura brasileira no final do século 19.

“O choro é criação dos brasileiros, que buscaram referências nas produções europeias e aqui na nossa terra, fizeram fusões, aceleraram o ritmo e produziram esta riqueza tão nossa”, conta Raul.

Andrew Moraes, maestro da Orquestra Cuiabana de Choro e do Núcleo de Choro da PMMT, também destaca a reunião para essa apresentação. “Todos nós temos uma base no choro, mas queremos explorar os arranjos dos colegas, ouvir novos timbres, novas ideias e ampliar o conhecimento e o amor ao Choro, e principalmente, levar essa linguagem musical para todos!”, exclama.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes