Festival Artístico nacional será sediado em Mato Grosso

Satyrianas 2022 está com as inscrições abertas para artistas

Mato Grosso será uma das sedes das Satyrianas, um dos maiores festivais artísticos do país. A edição 2022 vem com o tema “Onde o tempo não para”, inspirado na música de Cazuza (O Tempo não Para). As inscrições para participar já estão abertas.

Satyrianas é um evento que integra o Calendário Oficial do Estado de São Paulo desde 2009. Teve início em 1989, quando uma jovem companhia teatral, Os Satyros, tomou a iniciativa de realizar uma saudação à primavera, recebendo em seu espaço artistas de diversos lugares do país. Desde a sua chegada à Praça Roosevelt (SP), em 2000, o grupo realiza, no início da primavera, a maratona cultural que, durante 78 horas ininterruptas, oferece inúmeras atividades artísticas de acesso livre, com entrada gratuita ou ao valor de ingresso consciente (“pague o quanto puder”), aos moradores da cidade.

Em suas últimas edições, as Satyrianas contou, em média anual, com a participação de mais de 5 mil artistas, ofereceu 600 atrações e atingiu um público de cerca de 50 mil espectadores. E para a edição 2022 o festival terá formato híbrido, ou seja, apresentações presenciais e virtuais.

A Secretaria de Estado, Cultura e Lazer (Secel-MT), está apoiando o evento. Os polos alinhados são Cuiabá e Cáceres que contam com a parceria da Associação Cultural Cena Onze, MT Escola de Teatro e Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Tudo será possível através dos Satyros com a Associação dos Artistas Amigos da Praça de São Paulo (Adaap).

“Para nós do Cena Onze e da MT Escola de Teatro é motivo de muita honra o envolvimento neste evento. Todos os anos estamos nas Satyrianas, efetivamente com espetáculos e performances. Antes da pandemia íamos presencialmente e ano passado participamos online”, conta o diretor do Cena Onze, Flávio Ferreira.

A inspiração na música de Cazuza surgiu como forma de representar o sofrimento pelo qual os brasileiros estão passando. “A letra fala da piscina cheia de ratos, das verdades que não correspondem aos fatos, onde somos menosprezados. Expressa muito do que estamos sentindo. É uma mobilização dos artistas em um momento difícil”, explica ele.

Além de Mato Grosso, várias cidades do Brasil e de fora estarão participando. “Manifestaremos a posição da arte após dois anos de pandemia e isolamento. É um momento em que vamos retornar aos palcos e gritar as nossas verdades”, destaca Flávio.

Serviço

Festival Satyrianas – Inscrições até o dia 05 de novembro pelo site: https://www.satyrianas.com.br/. Poderão se inscrever grupos ou artistas individuais (amadores, estudantis ou profissionais) que atuem nas áreas de teatro, dança, circo, performance, música, artes visuais, cinema e afins.

 A Escola de Teatro – A MT Escola de Teatro é um polo de formação da gestão do Cine Teatro Cuiabá firmada entre Secretaria de Estado, Cultura e Lazer (Secel-MT), Associação Cultural Cena Onze. O curso de tecnologia em Teatro tem a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap/SP).

(Com informações da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorRede Feminina retoma atividades presenciais com ‘Chá do Bem’
Próximo artigoComodoro: 13 pessoas morreram e duas ficaram feridas em acidente na BR-174