Férias 2020: Confira cinco destinos para explorar em Mato Grosso

O LIVRE listou cinco cachoeiras incríveis - e não tão disputadas como as de Chapada dos Guimarães - para você conhecer. Confira!

0
2297
Cachoeira Salto da Mulher, em Campo Novo do Parecis (Foto: Casal a Bordo)

A virada de ano chegou e, nessa época, muita gente procura as águas medicinais das cachoeiras para renovar as energias. Para quem busca essa aventura, Mato Grosso, com toda a sua beleza natural, é o Estado perfeito.

E não estamos falando dos destinos tradicionais, como os municípios de Chapada dos Guimarães, Nobres e Jaciara.

O LIVRE listou cinco destinos mato-grossenses bem fora da rota para você conhecer. Confira!

1. Cachoeiras Carimã – Rondonópolis

Uma área privada de Rondonópolis (212 km de Cuiabá) preserva o circuito das cachoeiras Carimã. Para entrar no local, que tem nove quedas d’água, um valor de entrada acessível, de cerca de R$ 10.

Os visitantes também contam com uma pousada de turismo ecológico para quem preferir se hospedar para aproveitar mais de um dia por lá: a Pousada Nove Quedas.

Quem preferir ir por agência, esse é um dos passeios abertos pela Aventura MT.

2. Cascata azul – Primavera do Leste

Distante cerca de 250 km de Cuiabá, o município de Primavera do Leste também é uma aposta do turismo mato-grossense.

No local, destacam-se a Lagoa Azul, onde se faz mergulhos e passeios de barco, e a Cascata Azul, que tem entrada gratuita.

As agências Aventura MT e Adrenalina MT têm passeios para o local.

Cascata Azul, em Primavera do Leste (Foto: Felipe Campos/Aventura MT)

3. Cachoeira do Lucas – Poxoréu

Em Poxoréu, distante 270 km de Cuiabá, a cachoeira se localiza na Fazenda Cachoeira, distante cerca de 35 quilômetros da cidade. No local, sete quedas d’água encantam os turistas, formando lagoas propícias para o banho.

Para chegar, as trilhas não são difíceis, mas é necessário cerca de 10 horas para conhecer todas as cachoeiras. Não se cobra entrada para acessar a fazenda.

(Foto: Welinton Mendes/ Prefeitura de Poxoréu)

4. Complexo do Bateia – Barra do Garças

Barra do Garças (520 km de Cuiabá) é uma das cidades repletas de atrativos para quem curte aventura. Por lá, a parada obrigatória é no Complexo do Bateia, distante mais 50 km do centro da cidade.

O espaço tem mais de 15 cachoeiras, que formam piscinas naturais e não demandam longas caminhadas. Mesmo estando em área privada, o acesso não é cobrado. No entanto, depende de veículos com tração.

E para quem vai ao local, a dica bônus é, na Serra do Roncador, conhecer as cachoeiras da Fazenda Recanto da Serra. Confira o registro do pessoal da Expedição Mato Grosso.

Complexo do Bateia – (Foto: Azul Magazine)

5. Cachoeira da Mulher e Salto Utiariti – Campo Novo do Parecis

Distante 400 km de Cuiabá, Campo Novo do Parecis guarda uma das mais belas paisagens do Estado. Das inúmeras belezas, uma, em especial, chama a atenção: a cachoeira Salto da Mulher, com águas cristalinas, principalmente no verão.

E para os mais aventureiros, a cidade guarda a cachoeira Salto Utiariti, em uma área indígena. Considerada a cachoeira mais bonita de Mato Grosso, ela tem 98 metros de altura. É possível fazer rapel, mas a principal atividade por lá é a contemplação.

A CNP Agência de Turismo, e os grupos Expedição Mato Grosso e MT Extremo costumam visitar a cidade.

Cachoeira Salto da Mulher (Registro do Expedição MT)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

O LIVRE ADS