A Propósito

Feriado para o coronavírus

Nenhum novo caso de contágio foi registrado em MT nesse 21 de abril

2 minutos de leitura
Feriado para o coronavírus
(Foto: Reprodução/Christiano Antonucci/Secom-MT)

Em coletiva de imprensa transmitida via redes sociais do Governo de Mato Grosso, o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo foi questionado sobre a ausência de casos confirmados no boletim diário mais recente.

Nesse feriado de terça-feira (21), nenhum novo caso de covid-19 foi registrado em Mato Grosso, segundo o documento.

Questionado por jornalistas se a ausência de notificações teria sido em decorrência da falta de alimentação do sistema, Gilberto respondeu que isso aconteceu, provavelmente, por se tratar de um feriado. Assim, o quadro de infectados pode ser ampliado nesta tarde, quando será divulgado novo boletim.

“Difícil imaginar que não teve nenhum novo caso em Mato Grosso. A gente torce para isso, mas creio que é bem difícil que isso tenha acontecido”.

Segundo o secretário, houve apenas registro do aumento de casos de Síndrome Respiratória Grave. Com mais quatro casos divulgados ontem, o total é de 668 pacientes.

Sobre eventual realização de testes em massa, o secretário disse que não há disponibilidade de testes para realizar uma campanha como esta.

“Testes que compramos ainda não foram entregues pelos fabricantes, que importamos, também não foram entregues e os encaminhados pelo Ministério, na ordem de 7,2 mil serão distribuídos a 141 municípios”. Ele ressaltou que alguns vão receber apenas uma caixinha, que contém 20 testes rápidos.

Controle do estoque de testes

Segundo Gilberto, para resultados mais precisos é preciso que haja um prazo de no mínimo sete dias dos primeiros sintomas. E então, avaliou que seria “uma loteria” identificar casos na população realizando testes rápidos no sistema drive thru, por exemplo.

“Agora temos que monitorar a qualidade dos profissionais da saúde, à medida que se contaminam. Teremos que tirá-los como já fizemos com nossa equipe que estamos monitorando e isso requer substancial número de testes”. Ele dá como exemplo que se um profissional estiver contaminado, pelo menso 40 à sua volta precisariam ser testados.

“Isso deve ocorrer até que haja estoque satisfatório, por enquanto, vamos ter que controlar estoque”. O Ministério da Saúde anunciou a remessa de testes rápidos. “Esperamos que chegue a Mato Grosso”.

Casos covid-19 em Mato Grosso

Até o momento Mato Grosso tem 181 pacientes com covid-19, sem nenhum caso novo confirmado. Confira número e qualificação dos casos:

Cuiabá (96), Rondonópolis (24), Sinop (13), Várzea Grande (9), Tangará da Serra (5), São José dos Quatro Marcos (4), Primavera do Leste (4), Cáceres (4), Barra do Garças (3), Aripuanã (2), Vila Bela da Santíssima Trindade (1), União do Sul (1), Pontes e Lacerda (1), Nova Mutum (1), Nova Monte Verde (1), Mirassol D’Oeste (1), Lucas do Rio Verde (1), Lambari D’Oeste (1), Ipiranga do Norte (1), Conquista D’oeste (1) Canarana (1), Campo Novo do Parecis (1), Alta Floresta (1) e residentes de outros Estados (4).

A média de idade dos pacientes infectados é de 44,6 anos e 40% deles é do sexo masculino e 60% do feminino.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes