Feito à mão: artesã traz delicadeza para peças exclusivas

Gabrielle Neves descobriu a paixão pela cerâmica em 2019 e, desde então, vem conquistando o mercado

Diagnosticada com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), foi através do artesanato que a artesã Gabrielle Neves, 34 anos, descobriu um equilíbrio que se destacou na cerâmica, paixão que nasceu e se tornou parte importante da sua vida em 2019. Com isso, criou o ateliê Glan.

Com o amor pelo artesanato, Gabrielle foi se destacando no meio culinário, ajudando chefs de cozinha a compor pratos de dar água na boca com sua arte nas cerâmicas. Em meio a isso, começou uma colaboração com o renomado chef Marcelo Cotrim, uma parceria de sucesso onde um completa o outro.

Veja fotos de outras peças:

Ateliê

A “Glan” é uma marca de produtos de cerâmica feito artesanalmente, em alta temperatura, em que Gabrielle aplica as noções de design em tudo o que cria. A identidade visual da marca foi escolhida de forma a expressar delicadeza, sofisticação e remeter a um elemento central: a cerâmica, que se estende em todos os produtos e toda peça é pensada de uma maneira que difere complemente uma à outra.

A produção acompanha os tempos e movimentos das matérias-primas. Os processos de modelagem, acabamento e esmaltação são feitos a mão, um a um. Esse roteiro garante que sempre haverá um detalhe, ou particularidade, que fará daquela peça única.

“Nenhuma peça se repete, e essa ausência de repetição me prende, além de todo trabalho manual, além de ocupar cérebro e mãos, a cerâmica é sempre única. Mesmo as peças em série, nenhuma é igual a outra. Então dentro desse contexto, mesmo eu estando agitada, mesmo me cansando do que estou fazendo, me deparo com algo que é belo, que tem um significado e que nunca vai se repetir”, disse Gabrielle ao LIVRE.

Logo

Para simbolizar a delicadeza das peças, o design de marcas Alexandre Avelino fez a leitura escolhendo o desenho de uma folha esculpida na cerâmica como ícone da marca, tendo elas uma paleta de cores específica:

“Verde, com tons acinzentados e dessaturados; O terracota, que confere um equilíbrio na paleta de cores e cria um contraste de calor, além de fazer associação direta a cor da cerâmica; E, por último, o off-white, que serve como cor de apoio e traz uma delicadeza à composição”, disse Alexandre, criador da marca.

Cuidados

As peças da Glan podem ir ao micro-ondas e ao forno e, eventualmente, à lava-louças. A técnica usada pela artista foi inspirada no trabalho de Carol Lamaita, uma artista plástica de grande destaque no ramo.

Como Lamaita, Gabrielle trabalha com peças robusta, sendo assim, existe uma durabilidade maior no qual, se cair no chão, tem um probabilidade menor de quebrar.

Serviço

  • Glan Por Gabrielle Neves
  • Endereço: Rua presidente Wenceslau Braz, 333, Bairro Quilombo, Cuiabá.
  • Instagram: @glanceramica

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPolíticos de partidos tradicionais e associados a Bolsonaro têm mais aprovação
Próximo artigoVídeo| Cuiabanos fazem carreata pró-bolsonaro pelas ruas da Capital