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Fazer Branding com Orçamento Limitado: 8 Dicas Práticas

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Fazer Branding com Orçamento Limitado: 8 Dicas Práticas
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Quando se trata de branding, alguns proprietários de pequenas empresas balançam a cabeça desapontados: é caro, demorado e difícil. Para eles, não está totalmente clara a razão pela qual a empresa precisa disso e nem como ela pode alcançar um bom resultado com um orçamento pequeno. Na verdade, é possível criar a imagem de uma empresa sem nenhum gasto extravagante. Destacamos aqui os principais pontos que podem proporcionar ao seu negócio um posicionamento lucrativo no mercado.

Por que uma empresa precisa de uma marca?

O que é mais importante para uma empresa no início? Clientes. É necessário formar um público fiel, criar, desenvolver e manter uma base de clientes. Uma marca ajudará bastante neste caso: dará aos seus clientes em potencial uma compreensão básica da empresa, do seu produto e das características individuais da sua empresa.

Recomendamos que você tente criar uma marca você mesmo. Além da identidade da sua marca como resultado, este processo lhe trará outros benefícios: conhecimento do seu público, determinação do seu nicho de mercado e identificação dos principais valores do seu negócio. 

8 dicas para uma empresa com orçamento limitado se tornar uma marca

Grandes empresas contratam agências especializadas para desenvolver a sua marca. Os profissionais de marketing pesquisam o mercado, os designers criam uma identidade e os analistas trabalham com os dados essenciais. Entendemos que isso está além do alcance de uma empresa iniciante. É por isso que as nossas recomendações podem ser implementadas de forma independente e sem custos elevados.

1. Crie uma imagem para entender o seu público

O sucesso da marca é o resultado de uma pesquisa de mercado bem-sucedida. Simplificando, você precisa entender quem você é e para quem você trabalha. Imagine que você precisa enviar um presente de casamento para alguns parentes distantes. Se você aprender algo sobre eles e seus interesses, comprará algo realmente útil. Se você escolher aleatoriamente, na maioria dos casos seu presente será inútil.

Você poderá estudar o público sem envolver analistas. Ferramentas online gratuitas ou de baixo custo serão suficientes. Este conjunto é ideal para começar:

  • O Keywords Everywhere é uma ferramenta de análise de palavras-chave que fornece dados sobre o número de pesquisas. Você pode determinar os interesses básicos do público-alvo com ela;
  • O Facebook Analytics e o Google Analytics são serviços de análise de dados de clientes em potencial: gênero, idade, residência, etc.;
  • O KeySurvey é uma ferramenta para criar pesquisas e direcionar com precisão seu próprio público;
  • O Statista é um recurso útil com estatísticas atualizadas em diferentes nichos temáticos;
  • As redes sociais são plataformas populares para interação direta com clientes e obtenção de dados sobre eles e seus interesses. 

Faça a análise, forme a persona de seu cliente, entenda as necessidades deles e como você poderá ajudá-los. Com isso, você poderá criar a imagem da sua marca. Pense quais emoções estarão associadas à sua marca. Ela será formal, provocativa, descontraída, clássica, moderna, cara, acessível, exclusiva para homens ou para mulheres, etc.

2. Seja singular

A singularidade da marca colocará em ênfase o seu principal valor. Se você tem um produto exclusivo, concentre-se nele. Se presta um tipo especial de serviço, por exemplo, atendimento personalizado, isso deve ser enfatizado na sua imagem. A imagem da marca é como o rosto e a voz de uma pessoa. Ela deve ser usada de forma consistente em todos os canais de comunicação.

Por exemplo, se a sua empresa tem uma equipe de suporte forte, enfatize isso nos e-mails enviados aos clientes, nas postagens em redes sociais e em seu site. Dê os seus contatos e garantias de respostas de qualidade.

3. Crie um site com um construtor

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Já se foram os dias em que o custo de desenvolver um site significava que usar todo o orçamento da sua empresa. Os preços dos serviços de desenvolvimento não caíram, mas surgiram construtores baratos. Fazendo uso deles, mesmo sem ter habilidades, você poderá criar um site moderno e completo para a sua empresa em algumas horas.

Muitas empresas precisam ter seu próprio site. Ele se tornará a fonte principal ou adicional de interação dos clientes, além disso, servirá para destacar a solidez do seu negócio. Além disso, a maioria dos clientes em potencial busca informações sobre o produto na Internet.

Quase todos os construtores estão disponíveis online e o processo de desenvolvimento geralmente é muito conveniente. Aqui estão alguns exemplos de bons serviços de desenvolvimento web:

  • O Wix tem uma interface amigável e bom suporte;
  • O Weebly é muito fácil de usar;
  • O Simbla tem muitos aplicativos para resolver problemas técnicos.

4. Crie um logotipo sem contratar um designer

O logotipo é o principal elemento da identidade da marca. Se você decidir fazer o branding de sua empresa, precisará de um símbolo corporativo. Felizmente, não há necessidade de gastar centenas de reais em serviços de designer gráfico neste momento. Você poderá criar seu próprio logo por um preço equivalente a uma xícara de café em uma cafeteria.

Para esta tarefa, existem os geradores de logo. Por exemplo, o Logaster irá sugerir dezenas de opções de imagem com base no nome da sua empresa. Você também poderá personalizar o seu design, por exemplo, esquema de cores e fontes. Você poderá baixar o produto final no formato e resolução necessários.

5. Personalizar as cores e a fonte da marca

Você precisará de uma paleta de cores única e exclusiva para o seu logotipo, produtos impressos, site e perfis de mídia social. Mais tarde, o público o associará isso firmemente à sua marca. Aqui estão algumas recomendações:

 

  • as cores devem refletir a personalidade da sua marca, combinar com o seu produto e público-alvo;
  • não se deve utilizar muitas cores. A versão clássica é uma combinação de cores vivas e neutras;
  • desista de utilizar tons complicados: você ficará louco tentando mostrá-los corretamente na tela e da mesma cor na impressão.

You can choose a font for the brand from any free font library. Follow these rules:

Você pode escolher uma fonte para a sua marca em qualquer biblioteca de fontes gratuitas. Siga estas regras:

  1. Simplicidade. Quanto mais simples for a fonte, mais conveniente será trabalhar em diferentes tamanhos e aplicá-la a diferentes tipos de mídia.
  2. Exclusividade relativa. É importante que os concorrentes mais próximos não usem a mesma fonte.
  3. Conformidade com a imagem da marca. Por exemplo, se você está posicionando uma empresa como séria e formal, a fonte deve ser direta, limpa e uniforme.
  4. Uma marca, uma fonte. Não se empolgue com a diversidade, você não precisa complicar a sua vida.
  5. Uma solução duradoura. Você não deve ficar alterando a sua fonte a fim de perseguir as tendências de design momentâneas.

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6. Certifique-se de estar presente nas redes sociais

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Uma rede social é uma ferramenta de negócios gratuita bastante útil. Aqui você encontrará um público de várias centenas de milhões de pessoas, oportunidades de demonstrar os benefícios do seu negócio e terá contato direto com os clientes.

Trabalhar com as redes sociais leva tempo. Se você não conseguir gerenciar totalmente as páginas, escolha uma destas opções:

  • analise os interesses do público e cadastre-se em apenas 1 ou 2 redes sociais. Naquelas que têm a maioria dos seus clientes;
  • cria a página usando o logotipo e as cores da sua empresa;
  • preencha as principais informações sobre o seu negócio;
  • escrever um plano de publicações, com foco em pelo menos 1 postagem por semana;
  • publique postagens você mesmo ou use qualquer planejador gratuito.

7. Crie conteúdo de qualidade

A informação é um investimento de longo prazo. Ao criar conteúdo agora, você alcançará posições lucrativas nos resultados de pesquisa no futuro, construirá um público fiel e tornará sua marca mais famosa.

O conteúdo significava:

  • publicações no blog da empresa;
  • artigos especializados escritos por um representante da marca na mídia;
  • postagens de convidados em redes sociais e blogs;
  • vídeos de treinamento no YouTube, etc.

Uma condição é que o conteúdo seja de alta qualidade, único e decisivo para as necessidades do público. Tire um tempo para se dedicar a criação do conteúdo. Você talvez não precise de colaboradores terceirizados. Quem é a melhor pessoa para falar sobre a empresa e o produto? Aquela que criou e desenvolveu o negócio!

8. Use ferramentas de marketing por e-mail

Colete e-mails e crie um banco de dados de endereços desde os primeiros dias da sua empresa. Ofereça conteúdo valioso ou presentes para agradecer o cadastro. O fato é que o envio de e-mail para uma lista é a maneira mais econômica e eficaz de informar centenas de seus clientes sobre um novo produto, uma promoção, um desconto ou mudanças importantes na empresa.

Para organizar as mensagens, desde o desenvolvimento de um modelo de e-mail até o envio e análise, use um serviço moderno de e-mail marketing: Sendloop, MailChimp, GetResponse, AWeber ou qualquer outro.

3 exemplos de branding com orçamento limitado

AND UNION

A cervejaria alemã escolheu uma combinação de design simples e textura incomum para seus produtos. Os desenvolvedores tentaram destruir o mito popular de que apenas cerveja barata é vendida em latas. A latinha ficou com uma aparência cara e dá até pena de jogar ela fora.

Flow XO

O serviço de desenvolvimento de chatbot é focado em clientes da área de negócios online. Ao criar a marca, a empresa procurou enfatizar a inovação e a simplicidade. A ênfase foi colocada em cores suaves. O logo é combinado. Se trata do nome da empresa com a grafia XO estilizada que se assemelha a um peixe.

MavSocial

Eles tentaram enfatizar o conceito-chave ao criar a marca de uma plataforma online para otimizar o trabalho com redes sociais. Eles oferecem um serviço completo que resolve um conjunto de tarefas para o cliente. É por isso que o símbolo se parece com quatro setas apontando para um ponto. O esquema de cores é uma combinação de tons vivos com tons de cinza.

Conclusão

É perfeitamente possível criar uma marca interessante sem investir centenas ou milhares de reais no processo. O único recurso de que você precisa para fazer isso é o seu tempo. Mesmo assim, investir seu tempo nisso vai valer a pena, pois aumentará a vantagem competitiva do seu negócio.

 

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