Consumo

Faturamento de empresas mato-grossenses já caiu 23%, aponta boletim do governo

Dados da Secretaria de Fazenda apontam que o resultado só não foi pior, por conta do Dia das Mães

2 minutos de leitura
Faturamento de empresas mato-grossenses já caiu 23%, aponta boletim do governo
(Foto: Ednilson Aguiar / arquivo / O Livre)

O faturamento das empresas em Mato Grosso caiu 23,5% nos 11 primeiros dias de maio. É o que aponta o primeiro levantamento que cobre o período da pandemia do novo coronavírus.

O volume de dinheiro movimentado no Estado nesse período foi de aproximadamente R$ 1 bilhão. Nos mesmos dias de março, quando ainda não havia reflexo da crise, a quantia ficou em R$ 1,3 bilhão.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (14) pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). Maio é o primeiro período analisado em que os efeitos da pandemia repercutiram em toda a apuração mensal, levando em conta a arrecadação do ICMS.

E o resulto também foi negativo para a receita do Estado. O boletim econômico da Sefaz aponta que a arrecadação do ICMS até 11 de maio de 2020, comparada com o mesmo período dos meses de abril e março de 2020, teve pior desempenho.

Houve redução de 3,5%, comparado às primeiras semanas de abril, e de 23,5% na comparação com março, também até o dia 11.

Dia das Mães

Conforme o boletim da Sefaz, a queda foi menos acentuada por causa do Dia das Mães, que movimentou o comércio na última semana. Houve uma leve melhora no faturamento do comércio, mesmo com o atendimento ao público ainda restrito, dentro do regime de controle da covid-19.

O setor varejista fechou a última semana com faturamento positivo de 17%, ante a média diária pré-covid. Os demais segmentos registram quedas: atacado (-29%), combustíveis (-29%) e veículos (-12%).

“Essas três atividades apresentaram forte recuperação em função das medidas de flexibilização do atendimento do comércio e também do Dia das Mães, tradicionalmente uma das melhores datas do ano para o comércio. O setor de comércio varejista de uso pessoal e doméstico superou em 12% o faturamento médio semanal do mesmo período anterior a covid-19”, disse o secretário adjunto de Receita Pública, Fábio Pimenta.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes