Mato Grosso

Fato ou fake: Urna fraudada porque não aparece foto do presidenciável? É mentira!

3 minutos de leitura
Fato ou fake: Urna fraudada porque não aparece foto do presidenciável? É mentira!
(Foto: Divulgação/Justiça Eleitoral)

Circula nas redes sociais a informação de que diversas pessoas não estariam conseguindo votar em seus candidatos à Presidência da República por problemas nas urnas eletrônicas. Ao digitar o número, os relatos diziam que a foto do escolhido não aparecia. A informação é falsa, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Na realidade, a população estaria errando a ordem de votação.

Conforme as mensagens viralizadas por WhatsApp, em alguns casos, que foram registrados em outros estados, os eleitores estariam digitando os números dos candidatos e as fotos não estariam aparecendo. Em outros casos, nem foto nem nome. Houve ainda quem disse que teclou as dezenas e, antes mesmo de confirmar o voto, teve a votação encerrada.

Embora o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tenha feito a substituição de 310 urnas de votação apenas nas primeiras horas da eleição, ou seja, menos de 0,1% das urnas disponibilizadas, a maioria das informações não procedem, segundo as autoridades. Dessas, uma foi em Tangará da Serra (240 km de Cuiabá), por problemas elétricos.

Ao LIVRE, a assessoria do TRE informou que, na realidade, a população estaria tentando votar na ordem errada. Dessa forma, os votos poderiam estar sendo anulados.

Na Escola Estadual Souza Bandeira, localizada no bairro Shangri-la, em Cuiabá, o LIVRE flagrou o momento que um caso semelhante aconteceu.

Enquanto a repórter aguardava para sua votação, ouviu a eleitora anterior, que estava na urna, chamar mesários e coordenadores porque não aparecia a foto de seu candidato à Presidência. A eleitora chegou a gritar para os demais que a urna estava fraudada. No entanto, quando a equipe foi verificar, ela, na verdade, estava tentando votar em seu presidenciável no campo que era reservado para a escolha do governador.

Por isso, o TRE pede que os eleitores se atentem à ordem de votação. Segundo o LIVRE divulgou, nestas eleições, primeiro se escolhe do deputado federal (quatro dígitos), depois o deputado estadual (cinco dígitos), dois senadores (três dígitos cada), um governador (dois dígitos) e só então o presidente (dois dígitos).

Confira abaixo uma nota de esclarecimento sobre essas situações divulgadas pelo TRE:

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso esclarece que é falsa a mensagem que circula na internet, de que os votos a determinado candidato a presidente não estão sendo processados. Vários fatores podem levar a essa falsa conclusão.

Um deles é a ânsia do eleitor em votar primeiro para presidente. Ocorre que a urna possui uma ordem de votação, que precisa ser respeitada. O eleitor deve votar primeiro para deputado federal, depois estadual, senador 1, senador 2, governador e, por fim, presidente da república.

Se o eleitor apertar os dois dígitos do candidato a presidente da República em primeiro lugar, e se nesse estado aquela legenda não lançou candidatos a deputado federal, aparecerá a expressão “voto nulo”. Daí o fato de o eleitor pensar que a urna eletrônica anulará seu voto para presidente. Contudo, nos estados onde aquele partido lançou candidatos a deputado federal, ainda assim não aparecerá a foto do candidato a presidente, porque em verdade o eleitor estará votando na legenda para os candidatos de deputado federal daquela agremiação partidária.

Além disso, é necessário esclarecer que, para senador, é necessário votar em dois candidatos diferentes, já que são duas vagas. Se o eleitor tentar votar no mesmo candidato duas vezes, o segundo voto será anulado.

O TRE de Mato Grosso esclarece ainda que são falsos os vídeos que circulam na internet, no qual uma urna supostamente completa, por sua conta, o voto para presidente. Trata-se de falsificação grosseira. Esses vídeos sequer mostram o teclado da urna.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes