Principal

Família organiza protesto pela reforma da Casa de Bem-Bem

3 minutos de leitura
Família organiza protesto pela reforma da Casa de Bem-Bem

Abandonada há mais de cinco anos, a tradicional Casa de Bem-Bem espera pela conclusão de infinitas reformas. O casarão deveria sediar as ações culturais e aulas de música gratuitas do Instituto Ciranda, desde 2012, mas, até hoje, o projeto de revitalização do local não saiu do papel devido a desentendimentos entre a prefeitura e empreiteira contratada. Cansada de esperar, a família Palma, antiga proprietária do local, está organizando um ‘abraçaço’ como protesto ao abandono. O ato será realizado às 17h desta quarta-feira (29).

Segundo Constança Palma Faria, a filha caçula de Bem Bem, a atitude foi tomada com o objetivo de chamar atenção da sociedade cuiabana e simboliza o carinho pelo imóvel – onde ela foi criada e viu toda sua família crescer. A família se preocupa com a estrutura da casa que, destelhada, está sendo deteriorada pela chuva e as paredes perigam cair.

“Nós entregamos uma casa inteira, hoje ela está caindo aos pedaços”, lamenta Constança, conhecida como Tatá.

Ednilson Aguiar/Olivre

Casa de Bem-Bem

Atual situação da Casa de Bem-Bem, localizada na Rua Barão de Melgaço.

Ela ainda conta que a repercussão sobre o caso, após a visita da reportagem do LIVRE ao local, no último dia 22, a família foi novamente chamada pela Secretaria de Cultura do Município, que prometeu a retorno das obras ainda nesta semana. Segundo ela, além do neto como representante da família, também estavam presentes na reunião o secretário Francisco Vuolo e o advogado da empreiteira X Nova Fronteira.

Ednilson Aguiar/Olivre

Casa de Bem-Bem

Reunião entre a Prefeitura de Cuiabá, Iphan-MT, família Palma e empreiteira, durante visita da reportagem no último dia 22.

Após a assinatura de um Termo de Condado entre a família e o Instituto Ciranda, a instituição juntou esforços com o arquiteto Rafael Dias para construir um projeto de captação de recursos para restauração da casa. Um ano depois, em 2013, esse projeto foi doado para a Prefeitura de Cuiabá para aprovação no programa PAC Cidades Históricas. O processo de licitação para eleger a empresa que cuidaria das obras foi realizado em 2016. Desde então, o investimento do Governo Federal é de R$ 2,15 milhões.

Localizada na Rua Barão de Melgaço, a Casa de Bem-Bem é famosa por já ter abrigado celebrações culturais e religiosas, como a tradicional Festa de São Benedito. Construída em 1850, foi tombada por portaria estadual em junho de 1998, e é considerada Patrimônio Histórico da União desde 1992.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes