Cidades

Falta de vacinas contra a meningite atinge postos de saúde de Cuiabá

2 minutos de leitura
Falta de vacinas contra a meningite atinge postos de saúde de Cuiabá
(Foto: Valter Campanato)

Integrante do calendário nacional de vacinação para bebês de três e cinco meses, a vacina contra a meningite está em falta em todo o país e já teve o abastecimento comprometido em municípios de Mato Grosso. A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, por exemplo, já informou que não há mais doses disponíveis.

A meningite meningocócica, que causa uma infecção nas membranas do cérebro, é uma das doenças mais temidas, por ter, principalmente, taxa de letalidade alta. Na rede pública, o Ministério da Saúde disponibiliza a vacinação contra a bactéria do grupo C. No entanto, em razão de atraso na entrega de novos lotes, novas doses não puderam ser disponibilizadas aos estados.

Leia também:
Risco de paralisia infantil volta a assombrar cidades de Mato Grosso

Nos postos de saúde de Cuiabá já não há mais a vacina disponível, segundo confirmou a assessoria da Secretaria de Saúde. Também não há informações sobre quando as doses deverão chegar ao município. Um comunicado do Ministério da Saúde, porém, aponta que a previsão é de que os estoques sejam repostos neste mês de agosto.

Meningite
A meningite é uma doença que pode ser transmitida tanto pela bactéria quanto por fungos e vírus, sendo que a mais comum (e mais leve) é a por vírus. Entre as formas de transmissão estão as secreções respiratórias e salivas. Pessoas de todas as idades estão sujeitas à doença.

Conforme o Ministério da Saúde, a meningite bacteriana é mais grave e costuma a resultar em internação, uma vez que pode comprometer o cérebro.

Dados disponibilizados pelo sistema DataSus, mostra que, em 2017, Mato Grosso registrou 171 casos de meningite em todo o Estado, além de 26 mortes pela doença. Já em 2016 o número de notificações foi de 182, com 16 mortes. No Brasil, o número de mortes registradas pela doença, em 2017, foi de 1.415 pessoas.

Confira abaixo a nota da Secretaria Municipal de Saúde:
A respeito da vacina meningocócica, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) informa que a distribuição é feita pelo Ministério da Saúde aos estados e os mesmos repassam as dosagens aos municípios. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) está em falta com a reposição das doses a Cuiabá e, por esta razão, as unidades de saúde realmente estão impedidas de realizar a referida imunização. A SMS aguarda a reposição.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes