Cidades

Falso GPS permite que motoristas aumentem valor de corrida em aplicativos

3 minutos de leitura
Falso GPS permite que motoristas aumentem valor de corrida em aplicativos

O cliente chama pelo motorista e a corrida demora muito mais do que o tempo previsto no aplicativo. A explicação é sempre a mesma: o trânsito. Mas, em alguns casos, o motivo pode ser bem diferente: fraudes no sistema de GPS de aplicativos como Uber, 99Táxis, Easy Táxi e outros.

O motorista *Leonardo Santos, que trabalha em São Paulo, contou a reportagem do LIVRE que os condutores da capital paulista aproveitam-se “brechas” na seguranças destas empresas de tecnologia para burlar as cobranças. Um aplicativo chamado Mocke Location, que pode ser baixado gratuitamente na Play Store, é o que permite aumentar o valor da tarifa.

Antes da instalação, no entanto, os motoristas e colaboradores das empresas de transporte precisam realizar um processo chamado “root” nos sistemas operacionais dos celulares. O root permite que o usuário derrube proibições dos aplicativos, dando total controle do usuário sobre o aparelho. A medida impede que os aplicativos de carona barrem a ação do Mocke Location.

“Isto é muito comum aqui em São Paulo. Praticamente a maioria dos que trabalham em Congonhas fazem isso”, comenta Leonardo ao explicar a utilização do falso GPS. A principal função do Mocke Location, segundo ele, é fazer com que a corrida seja maior do que realmente foi, aumentando assim o valor da conta.

“Enquanto o motorista está parado no trânsito, por exemplo, o Mocke desloca o carrinho virtual por um percurso mais longo e o passageiro não chega a perceber”, explica Leonardo, que trabalha com o 99Táxis e diz que o aplicativo tenho uma série de falhas de segurança que permite modificações fraudulentas.

O motorista pede sigilo sobre seu nome porque um outro colega teria sido ameaçado por motoristas depois de fazer uma publicação em sua rede social denunciando o uso do Mocke Location. “Ele ficou com medo e até excluiu a conta do Facebook dele”, relata. Ele diz que, apesar de ser possível fazer o mesmo em outros aplicativos, as fraudes acontecem com mais frequência no 99Táxis.

Por meio de nota, a 99 informou que mantém um centro de inteligência com 15 pessoas que trabalham para prevenir ocorrências do tipo.  Segundo a empresa de tecnologia, os usuários podem denunciar fraudes do tipo através do site www.99app.com/contato. Neste caso, os motoristas flagrados cometendo fraudes serão bloqueados do aplicativo e impedidos de realizar novas corridas.

A Easy Táxi informou também por meio de nota que mantém departamento similar para investigar denúncias e que as eventuais fraudes constatadas resultam na exclusão do motorista e no reembolso do passageiro.

Nota à imprensa 99Táxis

A 99 informa que possui um time global que visa promover segurança financeira para passageiros e motoristas. No Brasil, temos um centro de inteligência com 15 pessoas trabalhando ativamente em algoritmos de inteligência artificial, qualidade e suporte para prevenção de ocorrências e identificação de usuários que façam uso inapropriado da plataforma. Solicitamos aos passageiros que tenham identificado qualquer suspeita deste tipo de incidente que encaminhem as informações para www.99app.com/contato. Informamos ainda que os motoristas que tiverem um comportamento inadequado serão prontamente bloqueados do aplicativo e impedidos de realizar novas corridas na plataforma.

Nota à imprensa EasyTáxi

“A Easy lamenta o fato de condutores parceiros utilizarem o aplicativo para fins diversos daqueles previstos em seus termos de uso. Nesse sentido, qualquer uso indevido do aplicativo é punido com a exclusão do motorista e o passageiro reembolsado se constatado caso de prejuízo financeiro. A Easy possui um departamento de análise de fraudes que identifica casos como estes e que são inaceitáveis para a empresa. Apesar disso, não é possível prever todos os casos de criatividade de malfeitores.”

*O motorista teve o nome alterado

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes