Mato Grosso

Falha em regulação pode ter levado à morte dois pacientes com covid-19

Secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo diz que houve erro na Central de Regulação de Várzea Grande

1 minuto de leitura
Falha em regulação pode ter levado à morte dois pacientes com covid-19
(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, disse nesta terça-feira (2) que falha no serviço dos hospitais de “portas abertas” em Várzea Grande pode ter levado à morte de dois pacientes da covid-19, na semana passada. 

Segundo ele, houve erro na Central de Regulação do município para averiguar o contágio dos pacientes e isso travou o encaminhamento para os hospitais de referência de tratamento da doença. 

“Não houve demanda oficial do sistema de regulação para leitos covid-19 de Várzea Grande. E infelizmente são dois pacientes que chegaram no hospital ‘porta aberta’ em situação muito grave. Não se demandou a forma correta o sistema de regulação e os pacientes estavam tão graves que sequer tiveram tempo de chegar a um leito de UTI para covid-19”, disse. 

Quadro grave

Conforme o secretário, o quadro grave dos pacientes e a falta de orientação correta para condução de casos suspeitos da doença combinaram para o óbito dos pacientes. 

Ainda conforme o secretário, a entrada para internação em hospital de referência para tratamento da covid-19 depende de tramitação de testes para a confirmação do diagnóstico.  

“A ida para um hospital de referência requer uma tramitação de diagnóstico por teste ou pelo médico”, disse. 

Ele ressaltou que postos de saúde com portas abertas – UPA e policlínicas – deveriam ter uma estratégia para realizar o teste de casos suspeitos a tempo de aguardar o resultado para diagnóstico do exame. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes