Falar em público é um problema? Separamos 7 dicas para você

(Foto: Freepik)

O isolamento social poupou muita gente tímida de ter que se apresentar em frente a grandes plateias, seja por motivos de trabalho, estudo ou qualquer outro. Por outro lado, fez aumentar o número de reuniões online e, até quem nunca tinha passado por essa situação, pode ter se visto “encurralado” em frente a uma tela.

Segundo informações do portal Psychology Today, três a cada quatro pessoas têm medo de falar em público. E se você faz parte dessa time, a especialista em comportamento em organizações Erika Linhares separou umas dicas que o LIVRE reproduz aqui.

1. Conheça bem o assunto

Estude e se prepare. Se você tiver conhecimento de causa em relação ao assunto vai se sentir mais mais seguro e confiante. Do contrário, você pode transmitir nervosismo, o que pode tornar as pessoas desinteressadas em prestar atenção.

2. Faça uma introdução impactante

Entregar o ouro logo de cara é a melhor estratégia porque evita que você precise falar mais que o necessário e também que o público perca o interesse. Você atrai as pessoas logo de início e não as faz sentir que estão sendo enroladas.

3. Interaja com o público

Faça perguntas, não tenha medo de envolver as pessoas. Sentir que aquilo é um bate papo e não uma apresentação pode fazer você se sentir mais confortável. E, se houver espaço, faça brincadeiras para deixar o ambiente mais leve e descontraído.

4. Seja você mesmo

Não tenha medo de errar e, se isso acontecer, peça desculpas e siga em frente. Quanto mais espontâneo for, mais as pessoas vão acreditar naquilo que você está dizendo.

Alguém perguntou algo que não sabe responder? Diga que a verdade e prometa se informar depois para fornecer uma resposta assim que possível.

5. Conheça o público

Investigue o quanto aquelas pessoas conhecem sobre o assunto que você vai abordar. Assim, você saberá o quanto precisa dominar o assunto para atrair a atenção deles.

Saber a idade média dessas pessoas também pode ajudar a adaptar seu estilo de linguagem ao falar com elas, o que vai deixar as coisas bem mais naturais.

6. Não tenha pressa

Você não deve enrolar. A dica número dois continua valendo. Mas isso não significa que você tem que falar desenfreadamente e o mais rápido possível.

Saiba falar com calma e fazer pequenas pausas para gerar no público expectativa sobre o que está por vir e também para que todos possam refletir sobre os conteúdos.

7. Faça com paixão

Por mais que o nervosismo tente atrapalhar, se falar com paixão, vontade e energia, você vai transmitir segurança. Mostre o quanto você sabe do assunto e o defenda. Isso certamente vai causar encantamento e prender a atenção das pessoas.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorVoluntariado: Virginia Mendes participa de evento em Brasília à convite de Michelle Bolsonaro
Próximo artigoSaúde Dia de Combate ao Fumo: especialistas pedem atenção a adolescentes