Faça o que precisa ser feito

Por Francisney Liberato

Faça com prazer e objetividade o que é necessário ser feito, não fuja desse caminho, o resultado dessa escolha, são os efeitos de uma vida plena de realizações.

Quando criança, lembro-me que minha mãe pedia para que eu realizasse duas tarefas diárias, sendo a primeira, estudar, e a segunda, lavar as louças, adivinhe qual das tarefas eu preferia cumprir? A resposta é: nenhuma das duas. O resultado da minha desobediência rendia castigos e cintadas.

Após as lágrimas e a dor do castigo, eu finalmente escolhia lavar as louças, porque nesse período da minha infância, não gostava de estudar, pois achava bem mais fácil e descomplicado limpar as louças.

Na Bíblia, é relatada a história do profeta Jonas. A narrativa bíblica diz que Jonas tinha como incumbência levar uma mensagem de Deus para os habitantes de Nínive, a capital do império Assírio. Contudo, Jonas temeroso, preferiu fugir para não realizar a missão dada por Deus. O profeta, em sua falta de compromisso e responsabilidade para com a ordem divina, pensou e agiu da seguinte forma: “ao invés de obedecer a Deus vou fazer algo mais fácil e cômodo, e que não vai me custar muito esforço. Vou fugir e me esconder de Deus”, Jonas então numa atitude covarde fugiu dentro de um navio para outra cidade de Israel.

O relato diz que em determinado momento, a embarcação começou a naufragar por causa de uma tempestade e os marinheiros lançaram Jonas ao mar, achando que ele era o culpado pela tormenta. Após Jonas cair no mar, cessou-se a tempestade, o profeta foi engolido por um enorme peixe e permaneceu dentro dele por três dias e três noites.

Pode parecer que a saga do profeta fujão havia chegado ao seu fim, com Jonas “morto” dentro de um peixe gigante, todavia a história de Jonas não havia se findado. Deus em sua infinita misericórdia e paciência atendeu ao pedido de livramento, que Jonas elevou dentro da barriga do animal marinho colossal. Deus então faz um milagre e o peixe gigante vomitou Jonas em terra seca. Após esse episódio extraordinário e incomum, o profeta, finalmente resolveu cumprir a missão dada por Deus e evangelizou a cidade.

O texto bíblico afirma que Jonas, em Nínive, realizou um próspero trabalho evangelístico, levando uma cidade inteira ao arrependimento e livramento do juízo divino. Finalmente, Jonas se conscientizou de que não obedecer às ordens de Deus, por mais que fossem difíceis e incoerentes aos seus olhos, não valia à pena correr esse risco. Afinal, nossa compreensão e discernimento da realidade da vida é limitada, frágil e momentânea.

Portanto, a dica de hoje é: faça o que precisa ser feito. Não importa se causar incômodos e transtornos, ou se pode fazer você levar muitas “cintadas”, ou quem sabe, até ser “engolido por um peixe gigante”. Apenas faça o que precisa ser feito, custe o que custar. Postergar a decisão vai lhe causar ansiedade e fará você alimentar a procrastinação, isto é, deixar para fazer amanhã o que preciso ser feito hoje, ou agora.

É natural que você escolha executar a tarefa mais fácil, em detrimento da atividade mais difícil e complexa. Sugiro que você tome uma decisão radical em sua vida, colocando um basta em tudo o que for adiamento, protelação e indiferença. Escolha sempre o que for mais importante, relevante e prioritário para você. Não fuja das obrigações árduas, tenha atitude e enfrente o seu “eu” impactando-o, com vistas a reprogramar a mente para fazer o que precisa ser feito, e não o que é mais fácil.

Será que você realmente precisa sofrer para fazer o que precisa ser feito? Creio que você não é um masoquista para gostar de sentir dor. Então, não é necessário que os seus pais sejam mais rigorosos com você, nem que a vida seja tão dura, para que você tome providências necessárias e eficazes. Não precisa fugir como Jonas fugiu. A fuga o levará a piorar a situação, pois a cada dia você terá que enfrentar dificuldades, e caso não faça, acumulará tarefas para o dia seguinte e no final das contas, não fará nada bem feito.

De todo modo, se você hoje é uma criança-adulta, evite as “chineladas” e faça o que é necessário, mesmo que isso lhe custe mais dedicação e trabalho. Não fuja das atividades complexas e difíceis, mas que precisam ser executadas. Não faça como Jonas que quase perdeu a própria vida por desobedecer às orientações de Deus, para seguir os seus pensamentos e convicções limitadas.

Francisney Liberato Batista Siqueira é Secretário de Controle Externo, Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador. Autor do Livro “Mude sua vida em 50 dias”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCarteira provisória vencida: o que fazer?
Próximo artigoExportação de carne para a China alcança o maior valor em 23 anos

O LIVRE ADS