A nova música de Lady Gaga, Shallow, por si só é uma poderosa expressão artística que conseguiu conquistar até mesmo ouvintes que não são fãs da cantora. A canção chegou até a vencer o Oscar de Melhor Canção Original e outros diversos prêmios importantes como o BAFTA e Critic’s Choice.
Porém, por mais prestígio que o trabalho tenha conquistado, os fãs da cantora, os Little Monsters, não estavam inteiramente satisfeitos. A música precisava conquistar o topo do Billboard 200, das músicas mais tocadas nos EUA.
Para conseguir essa marca, um fã em específico criou um golpe publicitário com uma promoção falsa apelidada #ShallowBucks. A promoção é bem simples: basta ir em uma cafeteria Starbucks e tocar a canção no Spotify ou Apple Music que o participante ganharia uma bebida grátis.
Evidentemente que tudo não passava de uma farsa elaborada que contou até mesmo com montagens, usando impropriamente a marca do Starbucks para promover a ação.
Confira:
I'm listening to #shallow by Lady Gaga and Bradley Cooper! @Starbucks
Starbucks is celebrating Lady Gaga’s Oscar win with a promotion for a free drink of choice simply post a screenshot of yourself listening to “Shallow” with the hashtag, #SHALLOWBUCKS for a free drink of choice pic.twitter.com/xbBkm5DFlh
— Kaylee Gaga (@kayleedeangaga) March 1, 2019
Just got my free drink! Thanks Starbucks! #SHALLOWBUCKS pic.twitter.com/bTCnKHOL3T
— ِ (@judashookerr) March 1, 2019
O site BuzzFeed iniciou uma investigação para descobrir quem começou a farsa. Acabaram chegando em um jovem de 18 anos chamado Nico, residente de Las Vegas. Só na primeira hora dessa campanha mentirosa, mais de 3.000 pessoas já tinham compartilhado a hashtag #ShallowBucks.
O jovem mentiroso, quando confrontado com a verdade, não se preocupou com possíveis e iminentes processos. Apenas disse que se dizia arrependido de não ter tido a ideia antes:
“Queria ter tido a ideia antes, para que a Gaga conseguisse mais streams a tempo do rastreamento semanal da Billboard.”
Apesar de tudo já ter sido desmascarado, não é possível mensurar o quanto de impacto real que essa campanha falsa teve para subir o ranking da música na Billboard.